segunda-feira, 17 de julho de 2017

Trump ameaça Venezuela com fortes medidas econômicas

AFP / SAUL LOEBO presidente americano, Donald Trump
O presidente americano, Donald Trump, ameaçou Caracas nesta segunda-feira com "medidas econômicas" caso Nicolás Maduro vá em frente com seu projeto de Assembleia Constituinte. Trump disse que Maduro é "um mau líder que sonha em se tornar ditador".
"Os Estados Unidos não ficarão passivos enquanto a Venezuela desmorona", disse Trump em comunicado.
"Se o regime de Maduro impõe sua Assembleia Constituinte em 30 de julho, os Estados Unidos tomarão rápidas e fortes medidas econômicas", afirmou o presidente americano, sem dar detalhes.
Trump saudou o plebiscito simbólico organizado pela oposição venezuelana no domingo, no qual milhões de eleitores rejeitaram a Assembleia Constituinte, ressaltando que suas "fortes e valentes ações continuam sendo ignoradas por um mau líder que sonha em se tornar ditador".
A porta-voz do departamento de Estado Heather Nauert destacou que Washington "está preparado para adotar fortes e rápidas ações econômicas caso o governo da Venezuela leve adiante a Assembleia Constituinte".
Segundo Nauert, "a voz de milhões de venezuelanos não pode ser ignorada", e por este motivo Washington "apela ao governo da Venezuela para que abandone a proposta da Assembleia Nacional Constituinte".
O departamento de Estado apela aos "países do hemisfério e de todo o mundo" para que peçam ao governo Maduro que "suspenda um processo que apenas busca minar a democracia venezuelana".
Durante o dia, o porta-voz da Casa Branca Sean Spicer avaliou que a participação na consulta simbólica organizada pela oposição na Venezuela representa uma mensagem "inequívoca" às autoridades.
"Felicitamos os venezuelanos pela enorme participação no referendo de ontem", disse Spicer, acrescentando que o governo americano "condena a violência dos valentões do governo contra eleitores inocentes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário