segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Alunos recebem orientação sobre alimentação ideal

Foto: Divulgação
Além das escolas públicas, nutricionistas promovem palestras nas unidades particulares
Foto: Divulgação
Nutricionistas do Município orientaram as crianças sobre alimentação saudável e esclareceram dúvidas
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras desenvolve ações de orientação e acompanhamento nutricional dos alunos das escolas da Rede Municipal. Como forma de ampliar esse trabalho, nutricionistas do Município também visitam as unidades de ensino particulares. Na última quarta, dia 24, a convite do Colégio Casulo, as especialistas conversaram com alunos do 5º ano. Elas ouviram dúvidas dos estudantes e educadores e deram orientações sobre alimentação saudável. As crianças serão multiplicadoras dessas informações junto aos pais e colegas. 

As nutricionistas Regina Ramos e Elielbia Moraes e Gladis Cardoso reuniram alunos do Casulo e avaliaram alguns dos seus cardápios, descritos pelas próprias crianças. Elas também apresentaram a famosa “pirâmide alimentar”. Os estudantes se prepararam para transferir esse conhecimento aos visitantes da feira de agricultura familiar promovida pela escola. 

“É preciso se alimentar bem antes das atividades e nesta fase de crescimento, é importante ingerir queijo, leite, iogurte... e beber de 2,5 a 3 litros de água por dia!”, disse a nutricionista Regina Ramos. Ela marcou ainda a importância das crianças lembrarem aos pais as melhores opções de alimentos, em especial, no momento das compras no supermercado. 

Essa foi uma das palestras e oficinas promovidas pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição – Atan da Prefeitura, que tem ido ao encontro da população para promover a alimentação saudável. A ingestão equilibrada de alimentos previne doenças como hipertensão e diabetes e a obesidade, mal que atinge a cada dia mais os brasileiros, incluindo as crianças. 

OFICINAS – A Área Técnica de Nutrição e Alimentação – Atan promove uma série de palestras e oficinas culinárias dedicadas a diferentes públicos. Neste ano, já foram promovidas aulas sobre preparo de alimentos para hipertensos e diabéticos e para pacientes obesos. 

As crianças do Programa de Diabetes do Município também participaram de uma oficina especial, na qual aprenderam a preparar biscoitos e sobremesas sem açúcar e com menos carboidratos. 

Atentos à questão da obesidade e sobrepeso na infância, a Secretaria de Saúde também está avaliando o Índice de Massa Corporal e os hábitos alimentares dos alunos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário