terça-feira, 30 de setembro de 2014

NOTÍCIA NO DETALHE

Grupo de Trabalho do PBA do Complexo Logístico apresenta ações

As ações dos programas e planos ambientais previstos no Plano Básico Ambiental do Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, realizadas no terceiro trimestre deste ano, foram apresentadas durante seminário realizado nesta terça-feira (30), na ouvidoria do PBA, na Praia da Barra do Furado, em Quissamã. O conjunto de ações contemplam moradores das áreas de influência direta e indireta do empreendimento, bem como o meio ambiente, e são necessárias para obtenção da licença de operação para a implantação do complexo. Os relatórios foram apresentados pelo Grupo de Trabalho da Prefeitura de Quissamã, composto por nove secretarias, e pelo Grupo de Trabalho da Prefeitura de Campos, composto por 14 secretarias.

As diversas secretarias apresentaram as ações dos programas e planos, voltadas para a preservação ambiental e o bem estar das populações das comunidades situadas nas áreas de influência direta e indireta do Complexo Logístico e Industrial, que ficará situado nas margens do Canal das Flechas, contemplando ambos os municípios, porque nelas vão ser instaladas empresas do setor naval e de logística, tanto pelo lado de Quissamã como pelo lado de Campos, na margem direita. As ações para promover bem estar para as comunidades são realizadas nas áreas da educação, ambiente, cultura, saúde e da qualificação profissional, em conformidade com o Plano Indutor de Desenvolvimento da Região; Programa de Ordenamento Territorial; Programas de Apoio às Comunidades, Plano de Monitoramento Ambiental; Programa de Responsabilidade Social; entre outros. 

Foram citadas as ações diversas na apresentação dos relatórios pelo Grupo de Trabalho de Campos. As ações realizadas foram apresentadas por Neusa Regina Bastos, da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes; por Jéssica da Glória Sant’Ana e Heraldo Gomes, diretores da Secretaria de Pesca e Aquicultura; Patrícia Fantinatti, Fiscal da Secretaria do Meio ambiente e coordenadora do Grupo de Trabalho; Paulo Abreu, gerente de Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo; Thomas Kronn, da Secretaria de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica, e outros membros do Grupo de Trabalho.

Diversas ações foram realizadas entre junho e setembro como a confecção do Cadastro de Trabalhadores do canteiro de obras do Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, o qual balizará novas ações para programas e planos voltados para o bem estar dos trabalhadores e sua famílias; atividade lúdica e esportiva; aferição da pressão arterial; teste de glicemia; Cadastro dos Pescadores, para balizar ações do Programa de Apoio às Comunidades e do Plano Indutor de Desenvolvimento da Região, como a elaboração de cursos de qualificação profissional para pescadores, novos cursos de artesanato para esposas e filhos de pescadores, etc. 

Dentre as ações do Plano Indutor de Desenvolvimento, foram apresentados os números dos preparativos com cursos de gastronomia para comerciantes do Farol de São Tomé e do II Festival de Petisco, que movimentou a economia do setor da pesca, com o consumo de mais de 4,5 mil quilos de pescado dos pescadores do Farol e da Barra do Furado, áreas de influência direta e indireta do Complexo Logístico.

Representando a Secretaria de Saúde, o coordenador do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Alexandre Sereno, apresentou o resultado de várias ações do Programa de Apoio às Comunidades na área da saúde. “Realizamos 300 consultas especializadas nas comunidades de influência direta e indireta do Complexo Logístico, através das Unidades Básicas de Saúde de Baixa Grande, Mussurepe, Marrecas, São Sebastião e Retiro, junto do Terminal Pesqueiro”, informou Alexandre.

Outras ações foram importantes realizadas no terceiro trimestre foram apresentadas por Paulo Abreu e Patrícia Fantinatti, como a assinaturas de termos de compromisso com o estaleiro Cassinú para a implantação da Escola Técnica Naval no Complexo Logístico, para qualificação profissional de moradores da região, com vistas às oportunidades de emprego. A prefeita também assinou com prefeito na Rio Oil & Gás, ocorrido entre os dias 14 e 18 de setembro, o pacto para redução e gestão dos resíduos sólidos dos municípios produtores de petróleo.
Por: Jualmir Delfino - Foto: Roberto Jóia -  30/09/2014 21:49:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário