sábado, 27 de setembro de 2014

nício da Semana do Idoso é marcado com caminhada na orla

27/09/2014 14h11 - Jornalista: Lourdes Acosta/Assessoria da Secretaria de Desenvo
Foto do prefeito, Doutor Aluízio, com grupo de idosos
Foto: Bruno Campos
O prefeito, Dr. Aluízio, participou do evento na manhã deste sábado (27)
 Para marcar a Semana Nacional e Internacional do Idoso, que começa segunda-feira (29), a subsecretaria Municipal do Idoso, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e integrada com o Conselho do Idoso (Conim), organizou uma caminhada na Praia dos Cavaleiros, que contou com o apoio da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) e da Guarda Municipal. 

 O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, e a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles, participaram do evento, que ocorreu neste sábado (27). Ao se integrar na caminhada que reuniu dezenas de idosos, Dr. Aluízio deu as boas vindas aos participantes e destacou ações que o governo municipal tem executado. 

- É nossa meta assegurar direitos à liberdade e à dignidade dos idosos. Por isso, temos desenvolvido políticas públicas de cuidado e respeito com os idosos de nossa cidade – disse, convocando todos a continuar a caminhada.

De acordo com a subsecretária do idoso, Catarina Sousa, a caminhada é a porta de abertura dos eventos que serão realizados durante a Semana Municipal do Idoso. 

- A caminhada da Terceira idade abre as comemorações alusivas ao Dia Nacional e Internacional do Idoso (1º de Outubro). Também estaremos celebrando os 11 anos de publicação do Estatuto do Idoso, que trouxe muitos ganhos aos nossos idosos. Durante a semana estaremos no Centro de Convivência do Idoso (CCI), que fica localizado na Rua do Caminho, s/n, Ajuda de Baixo, para festejar com a melhor idade – anunciou.

Para João Batista de Carvalho, 73 anos, que participa ativamente de dois grupos de idosos – o Alvorecer (Miramar) e Prosperidade (Barra) -, a caminhada foi proveitosa. “O Estatuto só trouxe ganhos, pois hoje temos mais direitos à saúde e ao lazer. Antes não tínhamos nada”, avaliou. Para Vera Pacheco, 70 anos, que participa há 15 anos do grupo de idosos Despertar, quem ganha com iniciativas assim é o próprio idoso. “Nós temos muito a ganhar. Antigamente, o idoso ficava só em casa, esquecido, não estava na rua com atividades saudáveis. Hoje vemos que uma caminhada é muito saudável para nós, também nos divertimos mais, viajamos mais e temos muito mais saúde”, disse.

Andrea Meirelles acrescentou que, na Rede municipal, os idosos recebem atenção especial com o oferecimento gratuito de cursos, palestras, oficinas e tudo o que precisam para viver melhor. "Os idosos recebem também outras atividades, que envolvem as questões básicas que eles precisam para viver com dignidade”, informou.

A Semana do Idoso, que objetiva fortalecer a Rede na efetivação políticas públicas para a terceira idade, irá oferecer vários serviços. Na segunda-feira (29), às 14h, haverá apresentação do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social na implementação de políticas públicas para a pessoa idosa (estatística 2014) e, em seguida, um Concerto popular com a Orquestra Sinfônica “Camerata Petrobras”. 

Na terça-feira (30), a partir das 9h, os profissionais da Rede Socioassistencial do Município serão capacitados na efetivação de políticas públicas para os idosos. Na quarta-feira (1º de outubro), a partir das 13h, a Prefeitura, através da subsecretaria do Idoso, comemora os 11 anos de publicação do Estatuto do Idoso com uma tarde de serviços. Dentre eles 

estão: Beleza, Cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia, massagem e atividade física, música e apresentação cultural infantil, com a participação da Semtre, Universidade Estácio de Sá, Cemeaes, e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Nova Esperança. 

Um desfile de modas com a apresentação de talentos da terceira idade e uma oficina de culinária, oferecidos pela Nutrição da Catan/UFRJ, e curso de corte e costura do Cetep, estão previstos para acontecer na quinta-feira (02).
FOTOS RELACIONADAS
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário