terça-feira, 30 de setembro de 2014

9/09/2014 - 11h28   29/09/2014 11:28:44

Ambulatório do Instituto de Geriatria e Gerontologia carioca volta a funcionar

Da Redação

  Tamanho da Fonte Diminuir a fonte da matéria Aumentar a fonte da matéria
O atendimento ambulatorial do Instituto de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro (IGGMP) voltou a funcionar em seu antigo prédio, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Desde a última sexta-feira (26), os cerca de 1.500 pacientes atendidos mensalmente na unidade já podem ser consultados em um dos cinco novos consultórios do ambulatório da Avenida 28 de Setembro, que foi totalmente reformado. Esta é a primeira fase da reforma da unidade que contará ainda com Programa de Saúde da Família e uma Academia Carioca da Saúde.
Trabalham no local oito médicos, uma enfermeira, duas auxiliares de enfermagem e dois agentes administrativos, em atendimento geriátrico de clínica médica, cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, nutrição, psicologia e enfermagem.

Por se tratar de um prédio histórico, do século XIX, com áreas tombadas, a obra exigiu uma série de cuidados e intervenções específicas, que impossibilitaram o funcionamento da unidade naquele local durante a sua realização. Para a execução dos trabalhos de reforma, foi necessária a mudança dos pacientes para outro endereço. Por esse motivo, a total transferência dos internos, de volta ao prédio de Vila Isabel, está prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

O IGGMP foi transferido de endereço para instalações previamente reformadas e adaptadas a atender adequadamente aos idosos. Todo o serviço oferecido pela unidade, assim como pacientes e corpo técnico (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros), foram transferidos temporariamente para o terceiro andar do Hospital Municipal Barata Ribeiro, na Mangueira. Houve aumento de 21 leitos com a mudança, totalizando 60 leitos.

O Hospital Barata Ribeiro permanece em funcionamento no primeiro e segundo andares do prédio da Mangueira, com atendimento aos seus próprios pacientes em ambulatório, nos seus 70 leitos e com seu próprio corpo técnico.
MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário