segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Turismo faz balanço positivo do Festival de Internacional de Dança
Por Telma Flora em 22/09/2014
Durante seis dias no início de setembro, Cabo Frio se tornou a capital da dança no Brasil. O X Festival Internacional de Dança, entre os dias 2 e 7, reuniram uma média de 2 mil pessoas por noite nas arquibancadas do Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto.

 

De olho no grande número de visitantes que Cabo Frio recebeu durantes os seis dias do evento, os hoteleiros da cidade montaram pacotes especiais e ofereceram ao público do festival.

 

- 22 estabelecimentos hoteleiros fizeram pacotes especiais e receberam bailarinos durante o festival de dança, tendo média de ocupação geral de 74%. Destes, seis estabelecimentos ficaram com 80%, um estabelecimento com 90% e sete estabelecimentos com 100% de ocupação – informou a turismóloga da secretaria de Turismo de Cabo Frio, Luane Ferreira, destacando que entre bailarinos, professores e parentes, o evento gerou um fluxo de mais de 2,5 mil pessoas na cidade e  mais de R$ 800 mil de divisas para o município.

 

1536 bailarinos  apresentaram coreografias nos gêneros balé clássico, dança contemporânea, jazz, estilo livre, danças populares, dança de salão e danças urbanas, em 41 horas de espetáculos, com a participação de mais de 150 grupos, escolas e companhias de dança de nove estados brasileiros (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Ceará, Goiás, Pará e Rio Grande do Norte) e representantes de 5 países (Brasil, Argentina, Paraguai, Rússia e Estados Unidos). Mais de 100 profissionais estiveram envolvidos na produção, trabalhando nos bastidores, realizado no ginásio especialmente adaptado para a realização do evento.

 

Além dos grupos competidores, o festival contou com apresentações da Associação dos Profissionais de Dança de Cabo Frio – Prodança, composta pelos diversos grupos e instituições do município no palco externo, onde o público assistiu várias coreografias e recebeu convidados especiais como a Anacã Cia. de Dança (SP), Vivian Navega Dias, do Balé da cidade de São Paulo; bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro: Cecília Kerche (1ª bailarina), Moacir Emanoel, Flávia Carlos e Alef Albert (Solistas); Ballet Marcia Sampaio, Gustavo Carvalho e Yasmin Lomondo da Cia. Brasileira de Ballet; Beatriz Póvoas e Lucas Leite da Cia. de Dança SESI Minas; Thaiza Andrade e Bruno Verçosa, da Cia. de Dança Campos dos Goytacazes; Frank Ejara (SP), Marcelo Chocolate e Taís Benites (RJ), Marcelo Bernadaz e Verónica Gardella dançarinos de tango de Buenos Aires (Argentina).

 

A integração entre as ações de diversos setores da Prefeitura de Cabo Frio esteve presente mais uma vez no festival. Todas as escolas de dança inscritas no festival receberam um kit com as informações do evento dentro de uma “ecobag” produzida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, desenvolvidos pela secretaria municipal de Assistência Social, utilizando como matéria-prima as lonas dos banners publicitários das últimas edições. 

 

O festival premiou com troféu, medalhas e também com premiações especiais em dinheiro, vagas e passagens aéreas para a seletiva do YAGP (Youth America Grand Prix):

Durante o evento aconteceu a Feira da Dança com exposições e vendas de variados artigos, disponibilizados pelas principais marcas do mercado da dança. 

 

O artesanato também esteve presente no festival com exposição e vendas de barracas da Casa Artesanal, do CRAS.

 

Confira a premiação do Festival:

 

MELHOR BAILARINA (Troféu Toshie Kobayashi)

Gabriela Cidade – Lyceu Escola de Dança - Rio de Janeiro/RJ

 

MELHOR BAILARINO (Troféu Toshie Kobayashi)

Vinicius Silva – Balé do Teatro Escola Basileu França - Goiânia/GO

 

BAILARINA REVELAÇÃO

Cielo Ibarrola – Academia Macarena Vinader – Assunção (Paraguai)

 

VAGA e PASSAGENS AÉREAS PARA A SELETIVA YAGP/BRASIL:

Davi Ramos – Lyceu Escola de Dança - Rio de Janeiro/RJ

 

MELHOR CONJUNTO DE JAZZ

Grupo Talentos - Uberlândia/MG

 

MELHOR CONJUNTO DE DANÇAS POPULARES

Studio de Dança Flávio Fernandes - Marabá/PA

 

MELHOR CONJUNTO DE ESTILO LIVRE

Balletarrj - Rio de Janeiro/RJ

 

MELHOR CONJUNTO DE CLÁSSICO

Bale do Teatro Escola Basileu França - Goiânia/GO

 

MELHOR CONJUNTO DE DANÇA DE SALÃO

Cia. Anonymus - Rio das Ostras/RJ

 

MELHOR CONJUNTO DE DANÇA DE RUA

Lyceu Escolas de Dança - Rio de Janeiro/RJ

 

TROFÉU DESTAQUE PARA A CIDADE DE CABO FRIO:

Cia. de Dança Rosa Demarchi

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário