sábado, 27 de setembro de 2014

Poço de Pedras de Nova Cidade é restaurado

Foto: Gabriel Sales
Apresentação dos alunos do Centro de formação artística de Rio das Ostras, inspirada nas história do livro Terra dos peixes
Foto: Gabriel Sales
A restauração do Poço de Pedra é um resgate da história e memória de Rio das Ostras
Foto: Gabriel Sales
O Prefeito Sabino e autoridades locais estiveram na inauguração do Poço de Pedra, um marco na história de Rio das Ostras
Local de importância histórica para Rio das Ostras, o Poço de Pedras de Nova Cidade foi restaurado pela Prefeitura e entregue à população nesta terça-feira, 23 de setembro. A solenidade contou com a presença do prefeito Sabino, autoridades locais e de moradores antigos. Alunos do curso de teatro do Centro de Formação Artística, da Fundação de Cultura, fizeram uma bela apresentação teatral, que emocionou a todos. O Poço de Pedras fica na Rua da Fonte. 

Construído por volta de 1850, o Poço de Pedras de Nova Cidade, assim como o do Centro, era fonte de água potável para moradores e viajantes. Em épocas de maré alta, quando o mar invadia o poço localizado na região central de Rio das Ostras, era na fonte de Nova Cidade que os moradores vinham buscar água. 

O prefeito Sabino falou sobre a importância da reforma para Rio das Ostras. “Nós não podemos deixar nosso passado ser esquecido. Precisamos sempre lembrar as dificuldades e alegrias que e os moradores viveram, e valorizar sempre nossa história, só assim poderemos traçar nossos objetivos para o futuro. O Poço de Pedra será um novo ponto turístico de Rio das Ostras, o bom turista respeita e se interessa pela história dos moradores”, disse Sabino. 

Alunos e professores do Centro de Formação Artística de Rio das Ostras fizeram uma apresentação teatral que deu início à inauguração do poço restaurado. Inspirada no livro “Terra dos Peixes”, que conta a história da cidade, a esquete mostrou a interação entre personalidades históricas de Rio das Ostras com o Poço de Pedra, resgatando o passado da cidade e da Região. 

Um dos antigos moradores homenageados foi Alzir Davi Pereira, conhecido como Tiumba, já falecido. Alzir Davi Pereira Filho se emocionou com a lembrança de seu pai. 

“Nós vivemos toda essa história que foi contada aqui. Brincávamos por aqui e usávamos o Poço de Pedra pra pegar nossa água. Essa restauração é realmente um marco para nossa cidade. Nossas crianças vão poder aproveitar como nós aproveitamos”, diz o filho do Tiumba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário