Uso das novas tecnologias reúne profissionais da educação em Nova Friburgo
Publicado em 26 setembro de 2014
Dezenas de profissionais da educação municipal estiveram presentes à palestra proferida pelo Dr. Prof. Carlos Eduardo Mathias Motta – Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio - no Teatro Municipal Laercio Ventura, promovida pelo Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) da Secretaria de Educação (SME).
Após as boas-vindas da secretária municipal de Educação, professora Tânia Trilha, Carlos Mathias deu início à sua apresentação dizendo que gostaria de causar perturbação com sua palestra. De forma clara e objetiva, ele tratou sobre o uso das novas tecnologias e falou sobre as escolas de forma genérica, não abordando as unidades e o ensino específicos em Nova Friburgo, mas de maneira geral.
O doutor professor destacou a ausência de um currículo nacional e a necessidade de entendimento de que dados e informações são diferentes, pois estas são dados com significado.
Para exemplificar sua maneira de pensar, Mathias falou sobre a diferença entre uma partida de tênis e uma de frescobol. Na primeira, o objetivo é fazer o outro jogador errar, enquanto na segunda, para que o jogo tenha sucesso, é preciso que o outro acerte, não deixando a bola cair no chão. É dessa forma, na visão dele, que os professores e gestores devem atuar.
Ao afirmar que é preciso que se adote uma aprendizagem colaborativa, onde o professor é um mediador, Mathias encerrou afirmando que a questão não é o uso de softwares ou calculadoras em sala de aula, mas o uso que cada um faz dele, especialmente os professores.
O entusiasmo dos participantes ao final da palestra comprovou o sucesso do evento que, causando ou não perturbação, fez os professores, gestores, orientadores tecnológicos e alunos presentes pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário