segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Prefeitura participa de seminário sobre abandono e convivência familiar
0
Por Raíra Morena em 29/09/2014

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, participou do 8º Seminário Abandono x Convivência Familiar do Módulo Criança e Adolescente (MCA). Representando o município aldeense, estiveram presentes os membros da equipe de Gestão SUAS, Gabriel Mendes e Wânia Arruda, além da integrante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Shirley Simões. O encontro aconteceu na sede do Ministério Público do Rio de Janeiro e contou com a participação de órgãos da rede de proteção envolvidos com as medidas de acolhimento.
Imagem da Notícia
De acordo com a coordenadora da Proteção Básica e Especial da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Wânia Arruda, a participação do município foi de grande importância para a capacitação técnica da equipe. “Através do seminário, pudemos aprimorar nossos conhecimentos técnicos acerca do cadastramento online de crianças e adolescentes em acolhimento”, disse. “O encontro também contribuiu para o avanço da construção coletiva do Plano de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, que será responsável por reordenar e qualificar os serviços de acolhimento oferecidos em São Pedro da Aldeia”, destacou o assistente social Gabriel Mendes.
A programação incluiu palestras com promotores de justiça, psicólogos, assistentes sociais e juízes. Durante o seminário, houve a premiação do IV Concurso Cultural de Desenho do MCA – “Mudando o Brasil”, voltado a crianças e adolescentes em acolhimento institucional ou familiar (Família Acolhedora) no Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, também foram apresentados os dados do 13° Censo da População Infanto-Juvenil, que engloba o levantamento dos dados de todas as crianças e adolescentes acolhidos no Estado, com o objetivo de subsidiar o trabalho das entidades envolvidas bem como o planejamento de políticas públicas. Todos os Censos já publicados a partir dos dados do MCA podem ser acessados através do endereço eletrônicohttp://mca.mp.rj.gov.br.
O Sistema MCA tem o objetivo de atender todos os órgãos da rede de proteção da criança e do adolescente envolvidos com as medidas de acolhimento, que podem trabalhar integrados on-line pela busca do direito à convivência familiar. Permite também a integração em rede, através da Internet, de todos esses órgãos e entidades de proteção envolvidos com a medida de acolhimento, tais como as Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude, os Juízos de Direito da Infância e da Juventude, os Conselhos Tutelares, as instituições de acolhimento, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário