segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Posted: 29 Sep 2014 06:00 AM PDT
O BRT Transoceânica, principal projeto de reestruturação urbana de Niterói (RJ), teve a ordem de início das obras assinada nesta quinta-feira (25) pelos ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e das Cidades, Gilberto Occhi. O projeto de mobilidade urbana intermodal – integrando ônibus, bicicletas e estação hidroviária – reduzirá o tempo de deslocamento até o centro do Rio de Janeiro, que atualmente dura aproximadamente duas horas, para 30 minutos.
A obra integrada está avaliada em R$ 310 milhões e será realizada em parceria entre o governo federal e a prefeitura de Niterói. São 9,3 quilômetros de extensão com 13 estações, dois túneis e capacidade de transportar 80 mil passageiros por dia. Inicialmente são 700 trabalhadores na obra, mas no auge dos trabalhos, esse número chegará a 1.036. O prazo de execução é de 24 meses.
O BRT terá um sistema de modal inovador no Brasil, o Bus of High Level of Service (BHLS) é um modelo de ônibus menor com portas nos dois lados, permitindo integração nos dois lados das pistas, também conhecido como ‘MetroBus‘. O BHLS permite que os passageiros possam embarcar em faixas que não são exclusivas e nos seus próprios bairros. Após o embarque, os ônibus retornam à faixa exclusiva.
Para a ministra Miriam Belchior, a obra é a realização de um compromisso com a população de Niterói e contribui para gerar emprego e renda na cidade.
“Essa obra simboliza um modelo ideal de obras de mobilidade. Primeiro ela está centrada no transporte coletivo urbano. Não queremos fazer obra viária, priorizamos transporte coletivo e de massa. Esse é um centro do projeto”, afirmou a ministra.
O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, destacou que o início das obras do BRT Transoceânica ocorre na Semana do Trânsito e que o projeto é simbólico do que o país precisa para melhorar o transporte público. “Temos que ter todas as alternativas de modais de transporte”, disse ele, lembrando que a Transoceânica estará integrada a ciclovias, facilitando a vida de quem quiser circular pela cidade de bicicleta.
Sistema MetropolitanoEm setembro de 2013, Niterói, São Gonçalo e Nova Iguaçu foram contemplados com anúncio de R$ 2,6 bilhões de recursos para obras e projetos de mobilidade urbana, fundamentais para o desenvolvimento das cidades e prioridade do governo federal. Entre os empreendimentos previstos, está a implantação da Linha 3 do Sistema Metropolitano que integrará os três municípios fluminenses.
O contrato de financiamento para o projeto foi assinado em novembro de 2013 pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Fonte: PAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário