terça-feira, 30 de setembro de 2014

SEMAS encerra Semana da Luta da Pessoa com Deficiência com capacitação no DAPEDE
Por Glória Passos em 26/09/2014
O último dia de comemoração da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura de Cabo Frio e organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social foi de capacitação no Departamento de Apoio à Pessoa com Deficiência (DAPEDE). O encontro aconteceu na quarta-feira (25/09) e contou com a presença da subsecretária de Assistência Social, Ilana Bento; da superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Jeanne de Souza; da diretora do DAPEDE, Analu Pinheiro; da secretária de Educação, Elenice Martins; do professor de LIBRAS, Tulio Moutinho; e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUD-PCD), Hosana Moraes.

 

O evento começou com uma palestra sobre profissionalização da pessoa com deficiência com a diretora da Previu Consultoria, Líbia Almeida. Ela informou que, das 2,5 mil empresas que existem atualmente em Cabo Frio, foram feitas somente 12 contratações de pessoas com deficiência neste ano. É um mercado carente de oferta e demanda.

 

- Cabo Frio tem recebido grandes empresas e o mais importante é qualificar não só a pessoa com deficiência, mas toda a equipe que vai trabalhar com esta pessoa. Temos que destacar os pontos mais positivos de cada indivíduo, seja ele deficiente ou não. Toda pessoa tem seus pontos fortes e fracos e o que precisamos é respeitar a deficiência e destacar a qualidade de cada um - afirmou a diretora.

 

Em seguida foram entregues os certificados dos cursos de “Curso de LIBRAS” e “Capacitação da Pessoa com Deficiência para o mercado de trabalho”, este último, realizado em parceria da SEMAS com a Previu. 

 

- Uma das formas de superar e lutar pelos direitos de cada um destas pessoas que estão aqui hoje é através da capacitação. Superação é algo que a gente precisa viver sempre, superando um problema a cada dia, com trocas de experiência e inclusão - afirmou Ilana Bento, subsecretária de Assistência Social.

 

A comemoração da Luta da Pessoa com Deficiência teve início no dia 19 de setembro, com uma grande caminhada que reuniu cerca de 200 pessoas. No dia 22 aconteceu o Encontro com Todos, na APAE, que contou com palestra sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e apresentação teatral. O Dia do Esporte foi celebrado em 23 de setembro, na Academia Marcelo França, no bairro Jardim Caiçara, com apresentação das modalidades esportivas judô e natação, com alunos da APAE e do Projeto "Crescendo com o Esporte".

 

O DAPEDE oferece múltiplas oficinas de trabalhos manuais e artísticos, com destaque para as oficinas de mosaico, pintura em tela, sustentabilidade, arte com material reciclável e papel machê, curso de DOS-VOX – tecnologia que permite a inclusão digital dos deficientes visuais aliando o sistema braile à informática.

 

De acordo com Analu Pinheiro, diretora do DAPEDE, a Semana da Luta da Pessoa com Deficiência destacou a importância do direito conquistado a cada dia.

 

 - Todo este trabalho que é feito diariamente no DAPEDE e estes eventos realizados na Semana mostram que, aos poucos, a pessoa com deficiência foi conquistando seu lugar na sociedade e que elas têm lugar no município de Cabo Frio. E através da qualificação é possível conquistar muito mais - afirmou.

 

O DAPEDE funciona na Avenida Vitor Rocha, nº 100, Parque Burle – Cabo Frio. O telefone da unidade é: 2645-5674. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário