quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ação nas cachoeiras de Macaé orienta a população quanto ao risco de acidentes

27/01/2016 09:17:00 - Jornalista: Comunicação / Macaé – SEMA
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto: Comunicação / Macaé – SEMA
Mobilização conta com agentes das Secretarias de Ambiente e Defesa Civil
Uma ação da Prefeitura de Macaé, realizada por agentes das Secretarias Municipais de Ambiente e Defesa Civil no último final de semana, buscou orientar os visitantes das cachoeiras da região serrana quanto ao risco de acidentes. Nesta época do ano, com as férias escolares e o aumento de turistas, a procura pelas cachoeiras cresce, assim como a ocorrência de imprevistos.
No último final de semana, agentes das Secretarias percorreram algumas das cachoeiras do Distrito do Sana. Apesar do mau tempo, visitantes se aventuraram em meio às pedras e na água, o que representa um risco para a segurança deles.

- O nosso principal objetivo foi realizar esta abordagem com as pessoas, reforçando a importância da segurança pessoal contra o risco de acidentes. Com o mau tempo, há a possibilidade de uma correnteza mais forte ou cabeça d’água - explicou o Secretário de Defesa Civil, Luciano Castilhos.

Ainda segundo o secretário, esta vigilância da prefeitura vai permanecer ao longo do ano, não sendo limitada apenas ao período de alta temporada. “Temos registros de resgates com sucesso nas cachoeiras, mas não podemos fechar os olhos. Estamos remanejando agentes para orientar e acompanhar a região serrana e a ordem é de vigilância durante todo o ano. Faz parte da política do governo zelar pela segurança dos visitantes”, disse Castilhos.

Para o subsecretário de Ambiente, Henrique Abrahão Charles, a ação teve um resultado positivo. “A orientação dos monitores ambientais na Base Operacional da Sema, no Sana, visando informar os cuidados necessários aos turistas nas cachoeiras, é de suma importância para se evitar acidentes e preservar o meio ambiente, quanto ao descarte de lixo na natureza. A integração do poder público com o cidadão resultará em um ambiente melhor para os nossos filhos”, afirmou.

A Prefeitura de Macaé orienta aos visitantes que utilizem as cachoeiras de forma consciente, primando pela própria integridade física. Mergulhos de pedras – embora emocionantes - costumam ser perigosos e podem até causar óbito.

Outra orientação trata do banho nas “piscinas naturais” que se formam nas cachoeiras. Neste caso, a dica é que o visitante evite o mergulho em regiões desconhecidas, diante da possibilidade de pedras e buracos abaixo da lâmina d’água. A vigilância, para com crianças e idosos, também deve ser reforçada, por conta do risco de afogamentos e acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário