terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Óculos de graça para a população de baixa renda de Macaé

26/01/2016 16:56:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de homem usando óculos
Foto: Divulgação
Para obter seus óculos, basta levar a receita, de um médico do SUS, até a Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria
Pouca gente sabe, mas em Macaé qualquer cidadão de baixa renda com problemas de visão tem direito a óculos de graça. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria (CCAA). Para obter seus óculos gratuitamente, basta levar a receita, de um médico do SUS, até a Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria e dar início ao processo com a assistente social do projeto. Em menos de 30 dias, os óculos já estão nas mãos do paciente.
De acordo com a assistente social responsável pelo programa, Deolinda dos Santos, os óculos são confeccionados pela Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC), em Niterói. Para fazer os óculos, os pacientes vão até a sede da entidade, em Niterói, onde são feitos os exames e medições, bem como a escolha de uma armação personalizada. Para ir até Niterói, a Secretaria de Saúde fornece carro e motorista para levar e trazer os pacientes. “Todo o processo é acompanhado por nós aqui da coordenadoria e, em aproximadamente 30 dias, os óculos chegam”, conta a assistente social.

O aposentado Adonias dos Santos é um dos beneficiados pelo projeto, que é mantido com verbas federais. Ele alega que tinha bastante dificuldade de enxergar. Mais do que os óculos, o programa proporcionou uma melhor qualidade de vida. “Não poderia estar mais feliz. Escolhi uma armação bem bonita e a qualidade dos óculos é muito boa. Se fosse fazer em uma ótica, não teria condições de pagar”, conta.

Em 2015, Adonias já havia sido beneficiado com os óculos para longe. Agora, na semana passada, após a detecção da necessidade pelo médico oftalmologista da rede pública macaense, ele também recebeu óculos para perto. E melhor, o material doado pelo governo é de primeira qualidade.

Além de óculos, o programa também oferece próteses oculares (popularmente conhecidas como 'olho de vidro') e vários outros tipos de benefícios aos pacientes. “Uma vez que é detectada a dificuldade do paciente em comprar este equipamento, isso através de uma simples entrevista com o assistente social, damos entrada no processo, que é bastante rápido e simples. O importante é que cada vez mais pessoas saibam da existência do programa e possam se beneficiar com ele”, destaca Deolinda dos Santos.

Humanização — De acordo com a gerente da Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde, Valéria Lopes, o programa é parte de um esforço da administração em dinamizar e humanizar o atendimento ao paciente. A Coordenadoria funciona na Rua Benedito Peixoto, nº 10, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone de contato é (22) 2762-2212.

Nenhum comentário:

Postar um comentário