sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PREFEITURA DE QUISSAMÃ REAVALIA PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DIANTE DE NOVA QUEDA NA ARRECADAÇÃO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM GOVERNO

PREFEITO NILTON PINTO ENFATIZA QUE CUSTOS SERÃO REDUZIDOS

Foto: Adilson dos SantosPrefeito Nilton Pinto - Foto: Adilson dos SantosDiante de mais uma queda acentuada no repasse dos royalties depositados no fim da tarde de quinta-feira (28) nos cofres públicos de Quissamã, a administração municipal está reavaliando a programação do carnaval deste ano. Além do depósito ter sido feito com uma semana de atraso, para Quissamã, chegou cerca de R$ 1,1, milhão a menos do no mês anterior.
Com esse cenário complexo e os impactos desses números para a administração municipal, o prefeito Nilton Pinto e sua equipe de gestão, se reuniu a fim de reavaliar a programação que estava sendo elaborada para o carnaval, que deve sofrer alterações.
“O momento é preocupante e temos o compromisso com o bem-estar da população e a responsabilidade de manter os serviços essenciais em funcionamento. Se já vínhamos tomando medidas para conter o custeio, agora os esforços nesse sentido são ainda maiores, e em relação ao carnaval não poderia ser diferente”, salientou o prefeito.
O ano de 2015 teve perdas significativas nos cofres do município, que deixou de arrecadar em torno de R$ 60 milhões, ou seja, menos 12% de receita de ICMS, menos 40% de royalties e 41% de Participação Especial. A equipe de Governo tem trabalhado a fim de minimizar esses impactos para os munícipes e desde o início da crise econômica, várias medidas já foram tomadas para equilibrar o orçamento público e outras estão em andamento.
Nilton explicou que a intenção do Executivo é adequar a programação carnavalesca à realidade do município. “Todos tem acompanhado os impactos negativos da crise na arrecadação no Brasil inteiro, especialmente, ela é mais latente nos municípios da Bacia de Campos. Por conta disso, muitas dessas cidades cancelaram a realização do carnaval. Em Quissamã não faremos isso, pois entendemos que é um momento importante para a população, mas nossa programação será baseada em custos bastante reduzidos”, ressaltou o prefeito.
A diminuição dos royalties é fruto da queda do preço do barril do petróleo que chegou a ser negociado na semana passada a $28,00 e apesar da alta nos últimos dias, o commodity já acumula desvalorização de 9% em 2016. “Os municípios que tem sua receita dependente dos royalties do petróleo não estão mais suportando a crise. Aqui em Quissamã estamos conseguindo manter salários em dia e programas funcionando, mas na região a situação já está muito pior”, ponderou Nilton Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário