terça-feira, 26 de janeiro de 2016

ARTESANATO NOS BALNEÁRIOS DE QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANISMO

PRODUTOS PODEM SER ENCONTRADOS NAS PRAIAS DE JOÃO FRANCISCO E BARRA DO FURADO

Foto: Gabriela HintzDois espaços para comercializar seus produtos - Foto: Gabriela HintzOs artesãos de Quissamã contam com mais dois espaços para comercializar seus produtos: um na Praia de João Francisco e outro no balneário de Barra do Furado, durante todo o verão. As artesãs se dividem em duplas que ficam responsáveis pelo trabalho no posto de atendimento e no Centro de Visitantes, diariamente.
A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda, que fomenta a atividade no município por meio do grupo de artesanato Arte Nossa, que já expõe seus trabalhos ao longo do ano no quiosque da praça da Igreja Matriz e às quartas-feiras, na feira ao lado da Casa do Empreendedor, no Centro da cidade.
Em João Francisco, o espaço está funcionando nas instalações do Posto de Atendimento ao Turista, situado na orla do balneário, às quintas e sextas-feiras, das 10h às 19h, e aos sábados e  domingos, das 9h às 18h30. O local serve de vitrine para os produtos produzidos no município e também para venda de várias peças, como toalhas de crochê e cropets, saída de praia, bordados, almofadas, flores em fita, pedrarias, biscuit, patchwork, pintura em tecido, velas, arte em EVA, taboa e fibra de coco, entre outros produtos.
Já em Barra do Furado, as peças podem ser encontradas no Centro de Visitação, aos sábados e domingos sempre das 10h a 17 horas. Turistas e moradores vão poder adquirir produtos confeccionados em diversos materiais, mas sempre com o selo Arte Nossa, marca que identifica o trabalho realizado pelo grupo em Quissamã.
Para a artesã, Djane Borges da Silva, que trabalha com peças em feltro, E.V.A e MDF, a expectativa é de que o movimento aumente a cada dia. “Em poucos dias de funcionamento já temos várias encomendas e recebemos inúmeros visitantes, principalmente de Macaé”, salientou. 
Cerca de 40 artesãos participam do grupo Arte Nossa, e desde 2014, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda, dá atenção especial a este tipo de trabalho. De acordo com o secretário da pasta, Fabiano Barreto, esta é mais uma oportunidade que os artesãos tem para expor e comercializar seus produtos. “Estamos aproveitando a estação que atrai muitos turistas para Quissamã, pois nossa proposta é a geração de renda e o fomento do artesanato local”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário