quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Rio anuncia combate ao Aedes aegypti com três mil agentes de vigilância ambiental em saúde

Da Redação

  Tamanho da Fonte Diminuir a fonte da matéria Aumentar a fonte da matéria
Com cerca de três mil agentes de vigilância ambiental em saúde atuando no combate ao Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou nesta quarta-feira (27) que vai manter um trabalho permanente de controle do vetor na cidade.
Em 2015, foram feitas 10,075 milhões de visitas de inspeção em imóveis de todo o município, para busca e eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Os trabalhos continuam intensos este ano: nos 24 primeiros dias de janeiro, 705.995 visitas foram realizadas. Para o Carnaval e Olimpíadas, os trabalhos serão intensificados nas áreas de grande concentração de público.
As equipes estão diariamente nas ruas em toda a cidade, durante todo o ano, mesmo nos meses de menor presença do Aedes aegypti, como o inverno. Nas visitas de inspeção a imóveis realizadas em 2015 em todo o município, os agentes eliminaram 1,069 milhão de depósitos de água e trataram outros 3,286 milhões.
Este ano já foram eliminados 46.224 depósitos e tratados 121.624. O trabalho dos agentes consiste em orientar os moradores; eliminar os depósitos passíveis de elimina- ção; tratar aqueles que não podem ser eliminados para evitar o surgimento de criadouros do mosquito. A aspersão de inseticida no ar, pelo chamado fumacê – carro ou equipamento costal – é realizada toda vez que haja indicação técnica para uso deste método. Por se tr
atar de um produto químico, o inseticida não pode ser usado indiscriminadamente, mas apenas seguindo critérios específicos, com base na observação de campo feita pelo agente de vigilância ambiental em saúde. O método mais eficiente de combater o Aedes aegypti continua sendo evitar que o nascimento do mosquito, eliminando os possíveis criadouros.
MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário