quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Prefeito reúne sociedade em Gabinete de Crise

28/01/2016 08:55:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Pessoas sentadas em cadeiras ao redor de uma mesa grande e um homem em pé. Ao fundo um painel passando slide
Foto: Maurício Porão
Prefeito defende participação da sociedade em momento de enfrentamento de problemas econômicos
Visando à troca de experiência e discussões para manter o bom funcionamento da cidade, foi realizada nesta quarta-feira (27), a primeira reunião para formação do Gabinete de Crise. A iniciativa do prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, de reunir representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada, se deve à queda do orçamento do município, resultado da diminuição do preço do petróleo e dos repasses dos royalties.
- A matriz econômica da cidade é pautada no petróleo e a criação de um Conselho Consultivo irá nos auxiliar nas decisões. Não vou abrir mão da minha responsabilidade de gestor, mas também não posso deixar de ouvir a sociedade, para definir o que é fundamental neste momento -, frisou Dr. Aluízio.

O prefeito lembrou ainda que em outros momentos de decisão, o governo também buscou a opinião das instituições, como por exemplo, na antecipação dos royalties. "O momento exige união, transparência e responsabilidade com o dinheiro público", observou.

Ele acrescentou que o cenário aponta ainda para um crescimento na procura por serviços públicos como educação e saúde. "Dez por cento da força de trabalho do município foi demitida, por isso, precisamos priorizar algumas áreas", citou.

Ficou definida nesta primeira reunião, a formatação do regimento interno do Conselho Consultivo. No próximo encontro, as discussões e análises serão focadas nas despesas e receitas do município.

Para o presidente da Comissão da Firjan Macaé, Marcelo Reid, este é um momento de desafios e as decisões precisam ser compartilhadas. "A iniciativa do governo é importante, pois a crise é um problema que atinge toda população e não é apenas uma responsabilidade do poder público buscar soluções. O prefeito já fez algumas ações para fomentar a economia do município, como a redução tributária para empresas da cadeia de óleo e gás", defendeu.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Macaé (OAB), Fabiano Pascoal, definiu como nobre a atitude do prefeito em dividir este momento com a sociedade civil organizada. "Nosso objetivo é ter uma Macaé com qualidade de vida", definiu.

Participaram ainda da reunião representantes da Petrobras, Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim); Associação Médica; Universidades; Câmara Municipal e Federação da Associação de Moradores de Macaé (Famma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário