sábado, 30 de janeiro de 2016

GOVERNO

Dilma: o povo brasileiro é capaz de ganhar a guerra contra o Aedes aegypti

Mobilização

Presidenta garantiu que não faltarão recursos para combater o mosquito
por Portal BrasilPublicado29/01/2016 16h27Última modificação29/01/2016 16h27
Foto: Roberto Stuckert Filho/PRPresidenta se encontrou com governadores de cinco estados na Sala Nacional de Coordenação e Controle para Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, em Brasília
Presidenta se encontrou com governadores de cinco estados na Sala Nacional de Coordenação e Controle para Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, em Brasília
A presidenta Dilma Rousseff disse, nesta sexta-feira (29), que vai mostrar que o povo brasileiro é capaz de ganhar a guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
“Eu não vou dizer que nós estamos ganhando a luta. Se eu dissesse que nós estamos ganhando a luta, nós estaríamos em uma fase mais avançada. Agora, nós vamos ganhar a luta. É outra coisa. Nós vamos ganhar essa guerra. Nós vamos, aqui no Brasil, demonstrar que o povo brasileiro é capaz de ganhar essa guerra”.
A declaração da presidenta foi feita à imprensa após videoconferência na Sala Nacional de Coordenação e Controle para Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, em Brasília. Participaram da reunião os governadores Ricardo Coutinho, da Paraíba, Rui Costa, da Bahia, Paulo Câmara, de Pernambuco, Geraldo Alckmin, de São Paulo, e Luiz Fernando Pezão, do Rio de Janeiro.
A presidenta garantiu que, apesar do ajuste fiscal, não faltarão recursos para combater o mosquito. “Não pode faltar dinheiro para essa questão. Não pode. Eu tenho certeza de que não só o Executivo considera que não pode, mas o Congresso também. Esta despesa tem a ver com a saúde pública no País. Então ela não sofre contingenciamento, nem limites. Nós temos de usar todos os nossos recursos para combater”.
Dilma informou que o governo de São Paulo vai começar, na próxima segunda-feira (1º), os testes com a vacina da dengue, que está sendo desenvolvida no Instituto Butantan. “Começamos a ganhar em definitivo da dengue com essa vacina”, disse.
Faxina
A presidenta Dilma disse ainda que o governo federal inicia hoje uma mobilização de “faxina” dentro de todas as suas unidades para erradicar os focos do mosquito, e convoca toda a sociedade para fazer o mesmo.
“A mobilização também tem um lado que é para evidenciar. Nós todos temos de entrar nisso. Do soldado, passando pelo cientista, da pessoa que limpa uma rua, a dona de casa. Cada um de nós vai ter de estar preocupado com isso. Dai o porquê de hoje nós estamos aqui deflagrando esse processo de combate a esse mosquito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário