sábado, 30 de janeiro de 2016

Prefeitura qualifica jovens e adultos com deficiência

Foto: Mauricio Rocha
Programas de Qualificação Profissional da Prefeitura em parceria com o Senai ajudam a inserir jovens com deficiência no mercado de trabalho
As Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Bem-Estar Social e de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras estão em negociação com o Senai/Firjan para oferecer dois cursos gratuitos de qualificação profissional voltados a jovens e adultos com deficiência, residentes no Município. Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas para turmas, tarde e noite, de Auxiliar de Almoxarife e de Auxiliar de Logística. 

Os interessados devem realizar sua inscrição até o dia 4 de fevereiro, das 9h às 17h, na sede do Centro de Inclusão Social e Profissional de Rio das Ostras (CISPRO), que fica no Centro de Cidadania, sala 4, na Rua das Casuarinas, 595, no Âncora. 

As aulas serão ministradas na sede da Secretaria de Bem-Estar Social, na Rua Paraná, s/n0, Cidade Beira-Mar. Os cursos, que possuem duração de um ano e três meses, têm início previsto para a segunda quinzena de março. A Prefeitura avalia a oferta de ajuda de custo para os alunos, com o intuito de cobrir gastos com alimentação e transporte. 

“Hoje temos 20 pessoas empregadas em empresas da região graças ao trabalho desenvolvido pelo Cispro. Os cursos de qualificação profissional do Senai representam a inclusão no mundo do trabalho para esses jovens que apresentam alguma deficiência e querem se capacitar”, destaca a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite. 

De acordo com a pedagoga Sonia Maria Sá Freire, coordenadora do Centro, os cursos de qualificação profissional geram oportunidades de emprego e renda, e consequentemente, mais autonomia e qualidade de vida para jovens com deficiência do Município. “É uma satisfação verificar que o CISPRO está ajudando essas pessoas a crescer profissionalmente. Todos os cidadãos com deficiência devem ter esta oportunidade de alcançar algo positivo para suas vidas”, enfatiza. 

Para a Secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é, ao mesmo tempo, um desafio e uma grande oportunidade para as empresas. “Este processo de inclusão tem uma série de impactos positivos, tanto do ponto de vista social quanto econômico. Para a pessoa com deficiência a atuação nas empresas significa uma forma de exercer uma atividade profissional remunerada de maneira digna”, comemora, completando que representa um caminho para a independência e a valorização dos jovens com deficiência, o que “favorece todo o processo de sociabilidade desses indivíduos, inclusive em outros ambientes”. 

Mais informações sobre os cursos de qualificação profissional podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-6313. 

LEI DE COTAS – A Lei n0 8.213 (Lei de Cotas), de 24 de julho de 1991, obriga as empresas com mais de 100 funcionários a preencher seu quadro de funcionários de 2% a 5% de seus cargos com pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados. 

Vale destacar que, ao ser contratada por uma empresa, a pessoa com deficiência que possui algum benefício do Governo não perde o direito ao benefício, que fica apenas suspenso enquanto ela for funcionária da empresa. 

A pessoa com deficiência contratada como Aprendiz poderá acumular o salário com o valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC) durante dois anos. Além da inclusão no mundo do trabalho, o CISPRO cria mecanismos que estimulam a aprendizagem, por intermédio da Arte, Esporte, Cultura e Lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário