sábado, 30 de janeiro de 2016

Representantes da prefeitura visitam CEU de Niterói para compartilhar experiências

29/01/2016 17:49:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto da fachada do Centro de Artes e Esportes Unificados
Foto: Maurício Porão
Centro de Artes e Esportes Unificados de Macaé vai trabalhar a cidadania e a promoção social
NITERÓI - Para conhecer as melhores práticas de implantação do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), que será inaugurado em Macaé, no bairro Malvinas, este ano, representantes de diversos órgãos da prefeitura visitaram, nesta quinta-feira (28), a unidade de Niterói.
A obra, realizada pelo governo federal, beneficiará cerca de 40 mil moradores. As atividades serão conduzidas pelo governo municipal, por meio de gestão compartilhada, com a criação de um grupo gestor, entre áreas como Desenvolvimento Social, Gestão Estratégica, Educação, Saúde, Ambiente, Fundação Macaé de Cultura e Fundação de Esportes, além de contribuição da comunidade.

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz, a proposta do Centro é integrar, num mesmo espaço, políticas públicas que irão promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social.

- Conhecer esse equipamento público em pleno funcionamento é fundamental para percebermos, na prática, as estratégias de mobilização social. A ideia é replicar experiências que irão nos auxiliar na ativação do CEU de Macaé -, frisou a secretária.

O coordenador geral do CEU de Niterói, Márcio Kerbel, falou sobre a importância do espaço para a comunidade de Jurujuba. "Os moradores entenderam que esse espaço é deles, por isso, estamos conseguindo realizar um trabalho de conscientização e, dessa forma, realizar uma transformação cultural", disse Kerbel.

Para a representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Hingridy Fassarela, a ideia é realizar atividades que irão estabelecer uma relação de pertencimento à comunidade. "São ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital", acrescentou.

Para implementar o CEU no município, em fevereiro começa a realização de sete oficinas: sensibilização, gestão compartilhada, objetivos de composição, regras e institucionalidade, usos e programação, intervenção artística/paisagística. O objetivo é discutir com lideranças e a comunidade as atividades que acontecerão no espaço.



CEU

O Centro de Artes e Esportes Unificados de Macaé oferece um espaço com três mil metros quadrados, quadra coberta, biblioteca, salas multiuso, cineteatro, pista de skate e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que já está em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário