quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Prefeitura realiza III Reunião de Nivelamento do Processo de Pacificação

17/09/2014 16h31 - Jornalista: Ana Menezes – estagiária*
Foto da III Reunião de Nivelamento sobre o Processo de Pacificação de Macaé, no Centro Administrativo Luiz Osório
Foto: Moisés Bruno
A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (17)
A Secretaria Municipal de Ordem Pública realizou, na manhã desta quarta-feira (17), a III Reunião de Nivelamento sobre o Processo de Pacificação de Macaé. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Luiz Osório e pontuou as ações sociais feitas nas comunidades das Malvinas, Nova Holanda e Nova Esperança, no período de 29 de maio até este mês de setembro. Além de monitorar o andamento das propostas sugeridas nas reuniões anteriores, foram elaboradas novas demandas psicossociais, urbanísticas e econômicas destinas às comunidades pacificadas.


O subsecretário de Ordem Pública, Edilson Santana, guiou a discursão e ressaltou a importância desse projeto para a melhoria do município. “Nosso objetivo é consolidar o processo de pacificação, com isso, melhorar a qualidade de vida daqueles que precisam. Oferecer capacitação profissional, inserir ao mercado de trabalho, combater o tráfico e, principalmente, desvincular a marginalidade das vidas dos jovens é o nosso foco”, frisou, acrescentando que proporcionar as famílias residentes de áreas de risco social uma nova perspectiva de vida, saúde e bem estar, é possibilitar através do serviço de políticas públicas a integração de diversos órgãos, somando forças para alcançar a meta de 40 mil moradores.

Segundo ele, esse trabalho é realizado por meio de ações integradas dos diversos setores municipais: coordenadorias extraordinárias do Gabinete de Gestão Integrada, Igualdade Racial, Políticas Sobre Drogas; Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social; fundações Macaé de Cultura, Educacional, Esporte e Turismo; empresas municipais de Iluminação Pública e de Saneamento; as secretarias de Comunicação, Trabalho e Renda - frisando o Centro Educacional de Tecnologia e Profissional (Cetep) -, Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Limpeza e Manutenção, Habitação, Educação e a Subsecretaria do Idoso.

De acordo com dados da Empresa Municipal de Saneamento Básico (Esane), após a pacificação o atendimento de limpa fossa se estendeu nas comunidades carentes e cerca de 120 atendimentos foram realizados somente no mês de agosto, nos bairros Malvinas, Nova Holanda e Nova Esperança. Outro ponto positivo abordado foi realizado pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac). A adesão das vagas direcionadas aos alunos de áreas pacificadas para o curso de idiomas que funciona na Cidade Universitária, ultrapassou os 10%, dado que antes era impossível pela realidade do púbico alvo. O Centro Nacional de Idiomas (CNI) fez um trabalho de visitação nas escolas municipais dos três bairros pacificados e informou que os interessados passaram por uma entrevista e após aprovação, ganharam inserção das taxas de matrículas e do material didático. Os alunos cursarão por dois anos seguindo os três níveis do curso: básico, intermediário e avançado. O curso começou, na segunda-feira (15), e o responsável pelos projetos da Funemac, Vilcson Gavineo, disse que eles já se mostram participativos e motivados a aprender.

*Com acompanhamento da Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário