sexta-feira, 19 de setembro de 2014

QUISSAMÃ SEGUE FIRME NO COMBATE À DENGUE

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM SAÚDE

MUNICÍPIO REALIZA AÇÕES CONTÍNUAS EM DOMICÍLIOS E ESCOLAS

Foto: Adilson dos SantosCombate à dengue tem sido contínuo em Quissamã - foto: Adilson dos SantosO combate à dengue tem sido contínuo em Quissamã e para permanecer com índice da doença abaixo do que é preconizado pela Secretaria de Estado de Saúde, a Prefeitura realiza ações de conscientização em diversas esferas da comunidade.
As iniciativas são organizadas pela secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Vigilância em Saúde (VS). As atividades abrangem desde os mutirões “Desafio contra a dengue” nos bairros e localidades que são escolhidos com base no Índice de Infestação Predial (IIP) que é identificado com o trabalho diário dos agentes de endemias em visitas as residências, até palestras nas escolas da cidade. Todas as ações estão previstas no Plano Municipal de Contingência da Dengue.
Nesta quarta-feira (17), a equipe da 'VS' desenvolveu um trabalho educativo na única escola particular do município, o Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, voltado para os alunos do Ensino Fundamental. Na ocasião, os estudantes receberam informações e material informativo sobre como prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti ). De acordo com o coordenador da VISA, Pablo Magno, a parceria com as escolas é fundamental.
“A melhor disseminação de informações é feita por meio da educação. Sendo assim, essa integração com as escolas é de grande valia para nós, pois os alunos recebem folhetos explicativos sobre a dengue e orientações relativas às medidas de prevenção como a realização dos '10 minutos contra a dengue' que é eficaz, uma vez por semana em suas residências, diminuindo possíveis focos. Eles atuam como multiplicadores junto aos seus pais, amigos e a comunidade em geral e isso faz a diferença para melhor”, destacou Pablo Magno.
O coordenador da VISA lembra ainda, que toda a área do município recebe o trabalho preventivo com visitas diárias, feitas pelos agentes de saúde e endemias, mas que medidas simples como: verificar as cisternas e caixas d'água a fim de controlar os vetores e coibir o surgimento de criadouros do mosquito podem ser adotadas pelos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário