sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Secretaria de Saúde realiza curso sobre manejo de meningites

18/09/2014 12h08 - Jornalista: Liliane Barboza
Homens e mulheres sentados dentro de uma sala de aula, um homem, em pé, falando
Foto: Guga Malheiros
O objetivo do curso é informar e capacitar os profissionais para um melhor atendimento no manejo de casos de meningite
A Gerência de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (17), na sala 301, bloco A, na Cidade Universitária, um curso sobre manejo de meningites. O objetivo foi informar e capacitar profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, biólogos, fisioterapeutas e demais profissionais da área. 

De acordo a gerente em Vigilância em Saúde, Ana Paula Dalcin, a programação contou com a palestra do médico infectologista, coordenador da Vigilância Epidemiológica, André Faria, que abordou as condutas adequadas em casos suspeitos de meningite e como fazer diante dos casos diagnosticados. “Nossa intenção é preparar bem todos os profissionais da área de saúde do município para que possam ser multiplicadores de informações corretas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos de emergências”, explicou.

A palestra abordou ainda qual o medicamento correto aplicado em adultos e crianças, os tipos de meningites (meningocócica, Hinfluenzal) e como classificá-las por meio de exames laboratoriais, além de como preencher corretamente o formulário elaborado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sina).

Na oportunidade, foram esclarecidos procedimentos que a serem tomados quando houver suspeita da doença. Nesse caso, o paciente deve fazer a primeira dose do medicamento antes da remoção para o hospital e a notificação deve ser realizada antes mesmo da confirmação do diagnóstico de meningite. No caso da morte do paciente, o profissional deve colher o líquor (líquido retirado das meninges), sangue ou lesão da pele, após o óbito e, quando possível, solicitar a necropsia.

Mais informações, na Secretaria Municipal de Saúde, na Vigilância Epidemiológica, localizada na Rua Vereador Abreu Lima, 364, Centro. Telefone: (22) 2765-0900 e (22) 2796-1870.
FOTOS RELACIONADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário