Por Anneliese Lobo em 30/05/2014
A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME) mais uma vez é elogiada pela nova organização pedagógica da Educação Infantil. Agora os aplausos vieram durante o 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, que reuniu cerca de 1.200 dirigentes municipais de Educação de todo o país em Florianópolis (SC). A secretária de Educação de Cabo Frio, professora Elenice Martins, também participa do evento acompanhada da subsecretária Celma Rosa.
Durante sua palestra, o professor Carlos Eduardo Sanches, consultor da UNDIME, apontou Cabo Frio como exemplo positivo para outros municípios e afirmou que a SEME conseguiu reestruturar a Educação Infantil para atender à Lei Federal n.º 11.738/2008, também conhecida como “Lei do Piso”, de forma bastante interessante.
– Não dá para dividir a criança em três partes e nem implantar disciplinas na Educação Infantil. Mas Cabo Frio fez uma proposta muito interessante sobre áreas de conhecimento e não sobre disciplinas. Ou seja, o trabalho realizado na Educação Infantil foi maravilhoso até aqui, mas agora é preciso ser diferente pedagogicamente. Se não reestruturar, não implanta um terço de atividades. Não dá para fazer – enfatiza Carlos Sanches.
A organização pedagógica cabofriense foi modificada desde o ano passado e de lá pra cá tem sido requisitada por outros municípios para servir de referência. De acordo com a diretora do Departamento de Gestão Pedagógica da SEME (DEGEPE), professora Deise Magalhães, após a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) em 2013, que prevê a reserva de tempo docente para atividades de planejamento e formação, tornou-se impossível a composição do tempo do aluno, que soma 800 horas anuais, com aulas ministradas por apenas um professor por turma.
– Dessa forma a equipe do DEGEPE organizou a matriz curricular da Educação Infantil por áreas de conhecimento, dividindo em três eixos norteadores: Linguagem Oral e Escrita; Matemática e Natureza e Sociedade. A partir daí foi possível dividir a composição do horário do professor destinado à interação com os alunos e o planejamento dos horários destinados à “hora/atividade” – explica Deise.
Na prática, outro grande ganho pedagógico foi possibilitar que os professores planejem em conjunto, garantindo a construção de conhecimentos globalizantes, rompendo com os limites das disciplinas.
No início do mês de maio, a SEME recebeu representantes da Secretaria de Educação de Piraí e em dezembro do ano passado, enviou uma representante a São Paulo para explicar a nova estrutura curricular instituída. Além disso, representantes da Secretaria de Educação de Nova Friburgo vieram conhecer de perto como Cabo Frio administra os programas federais. Ou seja, a SEME tem sido bastante reconhecida por diversas cidades do país pela seriedade e comprometimento com que vem administrando a pasta no atual governo.
O 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação vem debatendo “O fortalecimento da gestão das políticas educacionais para garantir o direito à educação”. O principal objetivo é trocar ideias e experiências, encontrar orientação para solucionar velhos impasses e buscar novidades para que cada Dirigente possa levar a seus municípios. Foram quatro dias divididos entre palestras, oficinas e visitas às salas de atendimento governamental. A UNDIME optou por proporcionar, durante as oficinas, momentos em que os participantes poderão discutir, de forma mais aprofundada, áreas da gestão da educação municipal, tais como: administrativa, alimentação escolar, democrática, estrutura e documentação, orçamentária e financeira, pedagógica, pessoas, transporte escolar, além do Plano Municipal de Educação e o uso dos indicadores educacionais.’
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