sexta-feira, 30 de maio de 2014


Inaugurações levam mais saúde e segurança para seis bairros de Macaé

29/05/2014 16h58 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Flávio Sardou
O prefeito, Dr. Aluízio, participou dasinaugurações
A série de inaugurações programada pela Prefeitura de Macaé para marcar ainstalação dos módulos de Policiamento de Pacificação em dois bairros, Nova Holanda e Malvinas, foi repleta de emoção. Logo cedo, antes de 8h, os operários que trabalham na construção da Praça Comunitária Malvinas comemoravam a instalação do módulo para os policiais logo ao lado da obra do PAC. "Agora o trabalho vai andar mais rápido, porque a gente, vira e mexe, tem que sair daqui por conta dos tiroteios. Nesta praça vamos construir pista de skate, biblioteca, pista para caminhada, vai ficar muito bacana", comemorava um operário, que não quis se identificar. A Malvinas ganhou, além do policiamento do bairro, a revitalização da área em que os módulos foram instalados e, dentro de alguns dias, vai receber também a Escola Municipal de Educação Infantil.


A população também pode contar com mais uma unidade básica de saúde, localizada no bairro vizinho, Botafogo: a sede da Estratégia Saúde da Família (ESF) foi inaugurada na Rua Aurélio Buarque de Holanda. 

Os moradores da Barra e bairros adjacentes também foram contemplados com uma Academia Municipal de Judô, na Praça da Barra. A academia é coordenada pelo mestre Shiro Matsuda, muito respeitado não só em Macaé, mas em todo o Estado do Rio e no Brasil. Emocionado com as palavras do prefeito Dr. Aluízio, que em seu discurso agradeceu ao mestre por tantos anos de dedicação às crianças e aos jovens da cidade, Shiro Matsuda chorou. 

Na Nova Holanda, a inauguração do módulo de Policiamento de Pacificação ocorreu em clima de muita tranquilidade. Um dia antes, na quarta-feira (28), o prefeitos e as autoridades de segurança participaram de uma reunião no Ciep com moradores, professores, alunos e pais de alunos para explicar as ações que ocorreriam na comunidade. Dentro de um mês, nova reunião será realizada para avaliar a eficácia das medidas implementadas. Nos próximos dias, será inaugurada na Nova Holanda o prédio anexo da Escola Municipal de Educação Infantil Profª. Maria das Graças da Silva Ribeiro, que irá ampliar em 70% a oferta de vagas em período integral na unidade. 

No Parque Aeroporto, foi reaberta a Academia da Cidade, num espaço revitalizado e com equipamentos novos. 

A última inauguração do dia, na Ajuda, comoveu a todos. O novo prédio da Estratégia Saúde da Família, além de atender aos requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde, faz homenagem a um jovem que trabalhou na unidade e se tornou vítima da violência - vai se chamar Lucas Peixoto da Silva. O rapaz foi assassinado há três meses. Sua mãe, Valdeia Peixoto, tornou-se uma militante pela paz. Dr. Aluízio convidou-a para subir ao palco e afirmou que aquela inauguração era mais do que a entrega de uma nova unidade básica de saúde. "Esta unidade do ESF na Ajuda é um marco no combate à violência, é por isso que vai ganhar o nome do Lucas". 

Nos próximos dias, São José do Barreto também vai ganhar uma nova sede para o Estratégia Saúde da Família.
FOTOS RELACIONADAS
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário