sábado, 31 de maio de 2014

Rio das Ostras comemora Semana do Meio Ambiente

Foto: Gabriel Sales
Foto aérea do Parque dos Pássaros
À esquerda a Secretária de Turismo de Rio das Ostras, Carla Ennes, o Ministro do Turismo, Vinicius Laje, o Secretário Estadual de Turismo, Cláudio Maganvita, e o presidente da Embratur, Vinicius Lumer
Foto: Mauricio Rocha
Foto de várias pessoas recolhendo lixo no manguezal de Rio das Ostras
No sábado haverá recolhimento de resíduos no mangue
Rio das Ostras comemora, a partir desta segunda-feira, dia 2 de junho, a sua Semana do Meio Ambiente. O evento acontece em sintonia com o Dia da Educação Ambiental no Estado do Rio de Janeiro, criado em 2010, a partir de um projeto de lei do prefeito Sabino, na época, deputado estadual, coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. 

Uma programação com palestras, oficinas, peças de teatro e exposição, sempre com a temática voltada para as questões ambientais, movimenta o Município até o dia 7, quando acontece mais uma ação de recolhimento de resíduos no manguezal no entorno do rio das Ostras. 

Na segunda, dia 2, uma Oficina de Confecção de Sabão abre a semana. O encontro acontece na sede da empresa Odebrecht Ambiental, que fica em Jardim Marilea. Na programação de terça, dia 3, tem apresentação de uma peça teatral com o grupo Cria, de Rio das Ostras, às 17h, na Praça José Pereira Câmara, no Centro. 

Na quinta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente acontece uma série de atividades ao longo do dia. Entre 9h e 17h a movimentação será no Parque dos Pássaros, com apresentação de uma maquete de Estação de Tratamento de Esgoto, da Empresa Odebrecht Ambiental e participação de alunos e professores das escolas Municipais Acerbal Pinto Malheiros e Nilton Balthazar. Ainda pela manhã, às 9h, haverá palestra sobre “Águas Tratadas, Consciência Limpa”, com Rodolfo Almeida, da empresa Vicel, no Colégio Municipal Professora América Abdala. 

Também no Dia Mundial do Meio Ambiente acontecerá o projeto Eco Rodando Legal em pontos de grande movimentação da Cidade, ao longo da Rodovia Amaral Peixoto e na Praça Valdemar Alves Barcelos, em Cantagalo, Zona Rural do Município. À noite, a partir das 18h, serão duas palestras: “Água - Quem cuida colhe bons frutos”, com Ezequiel Moraes, engenheiro florestal e Mestre em Ciências Ambientais da Secretaria do Ambiente; e “Agroecologia”, com Anselmo Nazário, técnico agrícola do Departamento de Agricultura e Pecuária do Município. 

No sábado, dia 7, a Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca encerra a programação com mais uma ação de recolhimento de resíduos no Mangue do Rio das Ostras. A concentração está marcada para 7h, na Avenida Linda, esquina com Luiza Viana, bem ao lado do viaduto, em Novo Rio das Ostras. 

PRESERVAÇÃO - Em Rio das Ostras, é garantida a preservação de 18,74% do território por meio das Áreas Protegidas. Assim, o município tem a possibilidade de manter suas bacias hidrográficas, restinga, fauna e flora. Um exemplo é a APA da Lagoa do Iriry, com mais de 949 mil metros quadrados. Outro destaque no território sustentável de Rio das Ostras é a Reserva Biológica Rebio União, espaço que abriga elementos primários da flora, além de apresentar as melhores condições ambientais da região, onde fica registrada a presença de uma das maiores populações silvestres de mico-leão-dourado. São 2.548 hectares, com 2/3 cobertos por densa Mata Atlântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário