sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cidade investe na humanização da Saúde

Foto: Mauricio Rocha
Foto de várias pessoas sentados em círculo durante reunião
Oficina busca a partir das vivências dos profissionais reunir propostas de humanização do atendimento
Foto: Mauricio Rocha
Foto de duas pessoas falando para os profissionais presentes na reunião
Monica Roza (a esquerda) foi consultora do Ministério da Saúde para Humanização do SUS
A Prefeitura de Rio das Ostras deu início nesta segunda, 26, a uma série de oficinas de sensibilização para humanização do atendimento na Rede Municipal de Saúde. A capacitação, realizada em parceria com o Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense – UFF, é voltada para os profissionais que atuam na recepção das unidades e para os gestores. 

Neste primeiro encontro, todos participaram de um debate sobre acolhimento e humanização. O curso, que continua nos dias 2 e 9 de junho, inclui a atividade de mapeamento dos fluxos de atendimento no Hospital Municipal, a partir do método do “fluxograma analisador”. 

Mônica Raphael da Roza, da UFF, faz parte da equipe que ministra as oficinas. Com vasta experiência no assunto, a psicóloga foi consultora do Ministério da Saúde para humanização do Sistema Único de Saúde – SUS.

“Estamos ouvindo os profissionais e analisando em conjunto seus processos de trabalho; avaliando os diferentes caminhos que o paciente percorre a partir do momento que chega a uma unidade de saúde. Nosso objetivo é localizar pontos de dificuldade e, a partir disso, elaborar propostas de melhorias”, explica Mônica. 

A secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, defende a humanização dos serviços. “Estas primeiras oficinas serão direcionadas aos profissionais da recepção do Hospital, mas nosso objetivo é envolver todas as unidades, em um processo de melhoria constante do atendimento a pacientes e familiares”, explica. 

As oficinas vão levantar propostas de acolhimento com base nas diretrizes da Política Nacional de Humanização do SUS. “A capacitação é uma forma também de valorizar nossos servidores e, com isso, vamos vencendo o desafio de promover um atendimento de saúde municipal mais humanizado”, avalia Márcia de Jesus, diretora do Departamento de Responsabilidade Técnica dos profissionais, da Secretaria Municipal de Saúde. 

HUMANIZAÇÃO – De acordo com o Ministério da Saúde, humanizar a assistência à saúde é dar lugar não só à palavra do usuário como também à palavra do profissional de saúde, de forma que tanto um quanto outro possam fazer parte de uma rede de diálogo. Cabe a esta rede promover as ações, campanhas, programas e políticas assistenciais, tendo como base fundamentalmente a ética, o respeito, o reconhecimento mútuo, a solidariedade e responsabilidade.

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