sexta-feira, 30 de maio de 2014


Greenpeace
Crise da água é crise do clima
Olá RUBEM GONZAGA,
Hoje, uma torneira gigante e uma fila bem incomum chamou a atenção de quem passou pela Praça da Sé e pela avenida Paulista, na capital paulistana: pessoas com baldes, bacias e canecas tentavam pegar um pouco de água. Infelizmente, a crise hídrica em São Paulo não é novidade, mas o Greenpeace quis chamar atenção para um ponto que tem sido pouco discutido: altos e baixos no padrão de chuva que são e serão cada vez mais frequentes, graças às mudanças climáticas.
A crise da água é resultado de uma série de questões como falta de cuidado das nascentes, desmatamento da mata ciliar, poluição, desperdício e má gestão. Mas não é apenas isso: a elevação da temperatura média do planeta fará com que eventos como secas sejam cada vez mais intensos e comuns. O padrão de chuvas pode mudar, e nada tem sido feito diante dessa situação.
A "estratégia" dos governantes é rezar para São Pedro encha os reservatórios. Mas é preciso fazer mais e melhor para que apopulação não acabe tomando banho de caneca. O poder público precisa considerar cenários de mudanças climáticas ao decidir como e quando serão feitos os investimentos e a gestão dos recursos naturais, como é o caso da água.
E você também pode ajudar. Além de economizar água em casa, você pode apoiar o Greenpeace no combate às mudanças climáticas, uma organização independente que aceita apenas doações de pessoas físicas como você. Faça parte desse time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário