quinta-feira, 29 de maio de 2014

Posted: 28 May 2014 01:27 PM PDT
Presidenta Dilma inaugura Centro de Especialidades Odontológicas em São Bernardo do Campo (SP). Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Presidenta Dilma inaugura Centro de Especialidades Odontológicas em São Bernardo do Campo (SP). Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Na inauguração de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) em São Bernardo do Campo (SP), nesta quarta-feira (28), a presidenta Dilma Rousseff celebrou os 10 anos do Brasil Sorridente, programa que construiu mais de mil unidades de saúde bucal em mais de 800 municípios e levou atendimento a quase 80 milhões de pessoas. Ela considerou o direito dos brasileiros a sorrir como principal legado da política pública.
“Eu acredito que o Brasil Sorridente integra o nosso caminho para cidadania, porque ter saúde bucal é ser cidadão. Então aqui nós estamos num ato que é sintetizado numa palavra: a palavra que sintetiza este ato é dignidade. Dignidade àqueles que, de fato, têm o compromisso com a dignidade dos brasileiros e das brasileiras”, exaltou.
A presidenta lembrou que, antes da criação do Brasil Sorridente, em 2004, o Sistema Único de Saúde (SUS) não englobava a saúde bucal. Ela afirmou que o governo precisou lidar com este passivo herdado, de tratamentos simplificados, com os quais o programa rompeu ao criar os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
“O Brasil Sorridente faz parte do compromisso dos nossos governos com o povo deste país. (…) nós olhamos e vimos que ela [a população] era parte e estava relegada a segundo plano e tinha de ser elevada para o primeiro plano. O Brasil Sorridente, e no que se refere ao tratamento bucal, leva a cidadania a milhões de brasileiros”, analisou Dilma.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou números que reforçam a importância e a abrangência do Brasil Sorridente.
“Foi a partir a criação deste programa, que cobre de norte a sul, de leste a oeste do Brasil, que veio a oportunidade de garantir atendimento de saúde bucal nos postos de saúde. Só de equipes da Saúde da Família são mais de 23 mil atendendo em 4.971 municípios. Ao todo, são cerca de 65 mil odontólogos trabalhando para o SUS. Somos os maiores empregadores de dentistas do país”, reforçou o ministro.
Números do Brasil Sorridente
Em 10 anos do Brasil Sorridente, foram investidos R$ 7 bilhões para os 1.013 CEO e no atendimento de 79,9 milhões de pessoas. A estimativa é de repassar R$ 777,7 milhões em 2014, no programa que, em 2013, realizou 16,2 milhões de procedimentos odontológicos especializados.
Na cerimônia desta quarta-feira (28), foram inaugurados cinco CEO: em São Bernardo do Campo (SP), Rubiataba (GO), Lucrécia (RN), Macaé (RJ) e Terra Santa (PA). Além disso, foram credenciadas mais oito unidades: Águas Belas (PE), Alhandra (PB), Angra dos Reis (RJ), Aparecida (PB), Campo Grande (MS), Hidrolândia (GO), São João da Boa Vista (SP) e na Universidade Estadual de Manaus (AM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário