Referência regional em saúde
Publicado em 31/05/2014
|
|
|
|
Redação
Referência regional para atendimento de emergências traumáticas, o Hospital Ferreira Machado (HFM) vem recebendo uma série de investimentos da Prefeitura de Campos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, a exemplo do Hospital Geral de Guarus (HGG). No dia 11 de junho, o HFM completa 62 anos de fundação e para marcar a data, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai colocar em funcionamento o novo Centro Cirúrgico da unidade hospitalar.
O novo Centro Cirúrgico é dotado de três salas, ou seja, ambientes independentes onde poderão ocorrer cirurgias diversas. "Adquirimos bisturis, mesas cirúrgicas, focos cirúrgicos de led e carros de anestesia, todos de última geração e que trarão como benefícios mais agilidade nas cirurgias, além de proporcionarem um ambiente melhor para pacientes e profissionais de saúde, conforme direcionou a prefeita Rosinha Garotinha", ressaltou o presidente da FMS, José Manuel Moreira.
As salas cirúrgicas estão na nova ala do HFM que abriga também a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que entrou em funcionamento em junho de 2013 e desde então permanece com 100% de ocupação. A UTI já acolheu, até maio deste ano, 260 pacientes em estado grave. Com uma área construída de 1.200m², a UTIconta com 30 leitos, sendo 24 deles divididos num sistema de box e outros seis leitos na Unidade Intermediária (UI).
Concebida de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a UTI do HFM conta, ainda, com um moderno sistema de climatização central, com filtros de proteção bacteriológica, com sistema de câmeras em todos os seus acessos e corredores, proporcionando maior segurança para pacientes e acompanhantes, e com duas Centrais de Monitorização de Sinais Vitais dos pacientes, ligadas a todos os leitos.
Para o diretor do HFM, Ricardo Madeira, muito mais que um aumento no número de leitos, a nova UTI passou a gerar uma mudança conceitual. "Houve uma mudança de conceito no tratamento aos pacientes, com assistência ainda mais individualizada e acompanhamento efetivo do quadro evolutivo de cada um", comemorou.
Humanização no pronto socorro pediátrico
As crianças atendidas no HFM, e que necessitam de observação, recebem um atendimento mais humanizado e são acolhidas em um ambiente amplo, confortável e totalmente climatizado, desde a inauguração do novo Pronto Socorro (PS) Pediátrico da unidade. A obra, entregue pela prefeita Rosinha Garotinho em agosto de 2011, melhorou a qualidade do atendimento prestado aos usuários e ofereceu maior estrutura de trabalho para os profissionais.
O novo PS Pediátrico do HFM possui uma enfermaria com oito leitos, uma sala de reanimação e estabilização, para atendimento prioritário dos casos mais graves, e um consultório pediátrico. O hospital realiza mais de 10 mil atendimentos pediátricos, por ano, sendo nove mil deles no consultório do novo PS Pediátrico.
A acompanhante Adriana Barreto, 34 anos, que mora na Tapera e está com a filha de 2 anos em observação no PS Pediátrico do HFM, elogiou o atendimento do hospital. "É a primeira vez que fico com minha filha em observação aqui. O espaço é muito bonito e o atendimento também é muito bom, tanto dos médicos quanto da equipe de enfermagem, que está sendo muito atenciosa", disse Adriana. "O projeto de reforma e ampliação do HFM, orçado em R$ 6,7 milhões e prevê ainda a reforma e ampliação do Pronto Socorro e o pastilhamento de toda a fachada do hospital, que está em andamento. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade do nosso atendimento, ampliando serviços e dando melhores condições de trabalho para nosso pessoal", avaliou José Manuel.
HGG: capacidade será aumentada em mais de 100% na Emergência
O HGG está ganhando um novo PS e segundo o engenheiro civil da FMS, Wellington Di Pace, a obra está em fase de fundação. "Nesta fase estão sendo colocadas as estacas que vão dar suporte para uma área nova do Pronto Socorro. Ao todo, aEmergência do Hospital Geral de Guarus vai passar a ocupar uma área de 1.561,45m²", explicou. "Com as obras previstas em um valor de R$ 4,2 milhões vamos gerar um aumento superior a 100% na capacidade instalada da Emergência do HGG, proporcionando um atendimento mais humanizado para os pacientes e maior estrutura de trabalho para os profissionais. O setor contará com Pronto Socorro Infantil e Pronto Socorro Adulto, com salas de acolhimento e de classificação de risco separadas, além de consultórios, salas de hidratação e demais estruturas completamente independentes", destacou José Manuel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário