sexta-feira, 30 de maio de 2014

Solar dos Mellos recebe Danças Circulares

30/05/2014 09h00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Divulgação
As apresentações acontecem em forma de roda
O pátio do Solar dos Mellos vai receber o projeto "Danças Circulares", nesta sexta-feira (30), às 14 horas. A iniciativa é promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Betinho. O objetivo é promover uma ação terapêutica que proporciona maior integração social dos pacientes.


Segundo a psicóloga do CAPs Betinho, Fabrice Sanches, as danças acontecem em roda e visam a socialização entre as pessoas, resgatando o senso coletivo. “São danças baseadas nas tradições folclóricas de diversos países como Grécia, Israel, Chile, México e Brasil”, explica, acrescentando que qualquer um pode dançar, já que os passos são simples.

As ações estão baseada nos objetivos da Reforma Psiquiátrica, que preconiza os recursos comunitários como base do tratamento.

- É nossa intenção promover o respeito à forma singular de existência do portador de sofrimento psíquico grave - comenta Fabrice.

No Caps Betinho as "Danças Circulares" são realizadas semanalmente, desde 2010, no espaço da Oficina de Expressão Corporal.

- Percebemos que as danças despertam a alegria do grupo, além de facilitar a movimentação corporal. Não há intenção de padronização estética e sim da expressão livre do movimento, já que cada participante encontra o seu jeito próprio de dançar - completa a psicóloga.
FOTOS RELACIONADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário