sexta-feira, 30 de maio de 2014

Semana do Meio Ambiente terá eventos esportivos

30/05/2014 17h20 - Jornalista: Thales Coutinho
Evento realizado pela Prefeitura de Macaé através da secretaria de Ambiente, a Semana do Meio Ambiente, de 1º a 8 de junho, reunirá uma série de atividades por todo município. A Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) participa da programação. A iniciativa tem por objetivo mostrar à sociedade a preocupação do município com as questões ambientais e o esforço para a melhoria da qualidade da relação do homem com a natureza.


Abrindo a Semana do Meio Ambiente, no domingo (1º), o Pedal Mountain Bike tem saída marcada para às 7h, na Rua da Praia, em frente ao Paço Municipal, e seguirá até o Parque Atalaia, onde também acontecerá uma palestra. Para o vice-presidente de Esportes, Henrique Gama, o objetivo é mostrar que a bicicleta é muito mais que um meio de transporte.

- Queremos estimular a sociedade a utilizar a bicicleta, como já vemos em outros lugares, especialmente no exterior. Muito mais que uma opção de transporte eficiente, a bicicleta é um veículo sustentável, saudável e não poluente – declarou Gama.

Segundo a organização, este primeiro encontro de ciclístas exige maior esforço por ser um percurso mais longo. Para iniciantes, mulheres, crianças e pessoas de todas as idades, o Passeio Ecociclístico na orla da Praia Campista acontece no próximo dia sete, com concetração marcada para às 9h30, em frente ao trevo do Posto BR. Com toda infraestrutura necessária, o passeio seguirá até a Lagoa de Imboassica.

Fechando a programação esportiva da Semana do Meio Ambiente, uma regata será realizada na Lagoa de Imboassica, também no dia sete, às 11h. Com presença de amantes dos esportes nas modalidades stand up, caiaque, vela, bote, canoa havaiana e outras, um grande encontro promete deixar um dos pontos turísticos do município ainda mais bonito.

De acordo com o presidente da Fesportur, Antônio Luiz Pinheiro Santos, a integração entre as secretarias e autarquias é uma orientação do governo do prefeito, Dr. Aluizio, objetivando uma maior inclusão social e valorização da auto-estima.

- Integrar os projetos esportivos em uma programação como a Semana do Meio Ambiente é um dever da Fesportur, já que o esporte é uma poderosa ferramenta educacional e agregadora -, acrescentou.

Além das atividades esportivas, a programação da Semana do Meio Ambiente contará ainda com palestras, exposições, mostra de cinema ambiental, campanha de plantio de mudas, caminhada ecológica, e visitas de escolas da rede municipal ao Parque Atalaia. Serão lançados também o Programa Municipal de Recolhimento de Óleo Vegetal e a Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletroeletrônicos. No encerramento acontece o evento “A Restinga da Praia do Pecado é nossa”, em comemoração à desapropriação da Restinga da Praia do Pecado. Toda programação está disponível nosite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário