sexta-feira, 30 de maio de 2014

Secretaria de Saúde promove mutirão oftalmológico até sábado
Por Alexandra de Oliveira em 22/05/2014
Através de uma parceria com o Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, localizado em Niterói, para onde são encaminhados os pacientes do município para cirurgias e exames que não são realizados em Cabo Frio, a Secretaria Municipal de Saúde trouxe para o município uma unidade volante do hospital para  dar agilidade no processo de atendimento e diminuir a demanda existente.

 

A unidade móvel, composta por dois consultórios totalmente equipados e uma equipe de profissionais altamente qualificados, chegou à Cabo Frio nesta quinta-feira (22/5) para atendimento dos pacientes já cadastrados pelo programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

 

O ônibus vai ficar até sábado na cidade. Por dia serão realizados 80 atendimentos. 40 na parte da manhã e 40 à tarde. Segundo a  coordenadora do programa no município, Mazinha Pereira Lobo, a iniciativa visa reduzir a fila de espera, que hoje é de cerca de 500 pacientes.

 

– Os pacientes estão sendo convocados por telefone para comparecer à sua consulta. De todos os pacientes agendados para hoje apenas dois não compareceram. A receptividade tem sido muito boa, porque além de dar agilidade ao atendimento, eles estão evitando o deslocamento até Niterói para a consulta – explicou Mazinha.

 

Todos os pacientes convocados para o atendimento até sábado já haviam passado pelo oftalmologista do município e estavam cadastrados no TFD para encaminhamento ao Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, uma instituição hospitalar que dispõe de amplos recursos tecnológicos e humanos para realizar os mais modernos procedimentos de alta complexidade, como transplantes de córnea, vitrectomias, tratamento de traumas, catarata por facoemulsificação, dentre outros.

 

Aos 62 anos, Adeil Duarte comemorou quando recebeu a ligação informando que a sua consulta estava agendada para hoje em Cabo Frio. O artesão, que está com problema nas córneas, aguardava desde janeiro pelo atendimento.

 

– Fiquei muito feliz porque não tive que sair de Cabo Frio para fazer essa primeira consulta e já sei que vou sair daqui com meus exames, e a minha cirurgia, se for o caso, com data marcada para ser realizada. Só tenho que agradecer à Secretaria de Saúde por estar proporcionando à população este atendimento – disse o artesão.

 

Segundo Paulo Mora, coordenador do serviço oftalmológico móvel, a equipe é composta por dois oftalmologistas, um técnico de enfermagem, uma recepcionista e um motorista. A capacidade é para realizar 80 consultas por dia. Na maioria dos casos, são pacientes com glaucoma, retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, catarata e baixa visão.

 

– Esses pacientes estão fazendo a primeira consulta para os especialistas comprovarem o diagnóstico inicial e seguirem para a realização de cirurgias e exames mais complexos no hospital, em Niterói.

 

O secretário municipal de Saúde, Dirlei Pereira, que acompanhou todo o trabalho durante a manhã ficou satisfeito com o serviço, e disse que pretende trazer o atendimento móvel outras vezes para o município.

 

– Durante esses três dias, vamos atender os pacientes cadastrados em novembro, dezembro, janeiro e parte de fevereiro. São pessoas que aguardam há meses por uma intervenção cirúrgica. É muito bom poder atender esses pacientes aqui, evitando o deslocamento até Niterói. Esse é o nosso papel. Nossa missão é fazer o bem para todos, e quero trazer o ônibus outras vezes para zerar a fila de espera – concluiu Dirlei Pereira.

 


Tópicos: mutirão saúde oftalmológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário