sábado, 27 de setembro de 2014




Rede municipal promove encontro do PNAIC neste sábado

26/09/2014 17h36 - Jornalista: Joice Trindade
Foto de professores sentados em sala de aula
Foto: Maurício Porão
O 6º Encontro de Formação em Alfabetização Matemática será realizado neste sábado (27)
Será realizado neste sábado (27) o 6º Encontro de Formação em Alfabetização Matemática. A programação vai acontecer das 8h às 17h, na sede da Faculdade de Filosofia de Macaé (FAFIMA). A expectativa é integrar mais de 350 alfabetizadores do ensino municipal. A formação faz parte do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática até o terceiro ano do Ensino Fundamental, com no máximo oito anos, além de realizar avaliações anuais universais. Em Macaé, o PNAIC é direcionado a 411 turmas de 1º ao 3º anos abrangendo assim um total de 9 mil alunos.


Praça - Durante a programação deste sábado, serão abordados os seguintes temas; campo multiplicativo e geometria. A ocasião será destacada de forma diferente e inovadora, em que os professores/alfabetizadores/participantes vão se envolver em uma aula prática, na sede da praça Veríssimo de Mello, das 11h às 11h30. Na oportunidade, os 16 orientadores de estudo conduzirão os professores em espaços diversos, que visa destacar referencial de localização e deslocamento de espaço. O encontro também terá outros objetivos: discutir a proposta de trabalho com cálculos e operações, tornando-se referência nos conceitos de campo conceitual multiplicativo, além de elaborar, interpretar e resolver situações-problema de multiplicação e divisão, utilizando e comunicando estratégias pessoais.

Entre os conteúdos que serão destacados são concepção de resolução de problemas, cálculos numéricos, campo conceitual multiplicativo, localização e movimentação no espaço (lateralidade, modos de ver e representar, além de cartografia), direitos de aprendizagem e geometria. No final do evento, haverá atividades práticas, discussão oral e elaboração de trabalhos. Além disso,para melhorar as ações desempenhadas pelos 400 alfabetizadores da rede municipal de ensino, dezessete orientadores de estudo, representantes de Macaé, participarão nos dias 21 a 24 de outubro de um curso de formação específico, em Araruama. A programação periódica será ministrada por técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas. Já a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, neste segundo semestre, serão executadas atividades específicas com ênfase na Língua Portuguesa, e principalmente Matemática. “O pacto pretende contribuir na formação de pessoas capazes de se inserir e de participar ativamente do mundo, frente às diversas realidades e demandas socioculturais”, disse.

ANA - O próximo passo é a participação dos alunos do 3º ano de escolaridade da rede municipal de ensino na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). A avaliação será aplicada no mês de novembro. A prova é o primeiro diagnóstico sobre a qualidade da alfabetização das crianças que completarem os três primeiros anos de escolaridade. A aplicação da avaliação também faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Já a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, neste segundo semestre, explicou que serão executadas atividades específicas com ênfase na Alfabetização Matemática. Na pauta do encontro, serão apresentados conteúdos como "Concepção de resolução de problemas", "Cálculos numéricos e operações matemáticas", "Campo conceitual aditivo" e "Direitos de Aprendizagem". Entre as propostas das abordagens dos temas estão: explorar diversos materiais, como estratégias na resolução de cálculos e operações, e tematizar a perspectiva do ensino da Matemática a partir de problemas apresentados.

“O Pacto pretende contribuir na formação de pessoas capazes de se inserir e de participar ativamente do mundo, frente às diversas realidades e demandas socioculturais”, disse a subsecretária de Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário