sábado, 20 de setembro de 2014

DATAFOLHA: Dilma tem 37%, Marina, 30%, e Aécio, 17%

Publicado em 19/09/2014


Clique na foto para ampliá-la

A presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Roussef (PT) não apenas lidera a corrida da sucessão nas eleições deste ano, de acordo com nova pesquisa do Datafolha divulgada ontem, com 37% das intenções de voto, mas amplia sua distância de Marina Silva (PSB) que agora aparece com 30%. Esta é a primeira vez que Dilma desponta com uma vantagem expressiva de sete pontos percentuais sobre a ex-senadora.

O candidato Aécio Neves (PSDB) chegou a 17%. No início de setembro, a vantagem de Marina sobre o candidato chegou a 20 pontos. Agora é de apenas 13 pontos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os números dos três principais candidatos tiveram pequenas oscilações em relação ao último Datafolha, publicado em 10 de setembro. Na ocasião, Dilma marcava 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%.

Na pesquisa desta sexta-feira, Pastor Everaldo (PSC) aparece com 1%, mesmo percentual de Luciana Genro (Psol) e Eduardo Jorge (PV). Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) têm 0%. 

Cada um dos cinco indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto. Somados, eles têm 1%.Votos brancos e nulos somaram 6%. Eleitores que não sabiam ou não responderam somaram 7%.
Na simulação para o segundo turno, Dilma aparece com 44% das intenções de voto, atrás de Marina, com 46%. Em agosto, a pesquisa apontou uma vantagem de dez pontos para a candidata do PSB, que chegava a 50%, enquanto Dilma registrava 40% das intenções.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 39% (49% a 38% na semana anterior). Pela terceira vez, o instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 49% a 35% para a candidata do PSB (ante os 54% a 30% do último levantamento).

Outros dados - A pesquisa mostra ainda que Dilma passou a liderar nas cinco regiões do país. No Centro Oeste, ela aparece à frente de Marina, enquanto no Sudeste tem menos de cinco pontos de diferença, registrando o empate técnico. Já no Nordeste, no Norte e no Sul, lidera de forma isolada.

A pesquisa aponta também que Marina recuou em vários segmentos. Ela caiu quatro pontos no Sudeste, sendo quatro entre mulheres, quatro entre católicos, cinco junto aos moradores de cidades que tem entre 200 mil e 500 mil habitantes, e seis pontos entre eleitores de 25 a 34 anos.

Aécio já se percebe despontando no retrovisor eleitoral de Marina. Nos levantamentos dos dois maiores institutos de pesquisas, o Datafolha e o Ibope, o ex-governador mineiro se mostrou capaz de recuperar pontos perdidos e, melhor ainda, encurtar as distâncias que o separam de Marina.
FONTE- O DIÁRIO - 20-9-2014

Nos dois últimos Datafolha, divulgados num espaço de 10 dias, Aécio marcou, respectivamente, 14% e, na rodada divulgada ontem, 17% de intenções de voto. Ele reduziu, com essa performance, uma diferença que era de 20 pontos percentuais a favor de Marina para 13. No Ibope, confirmando a tendência de aceleração do mineiro para a perda de força da ex-senadora acreana, o tucano tirou cinco pontos, agora marcando 19% contra 30% da adversária.

No comando da campanha de Aécio, as curvas das pesquisas já são vistas como tendências de crescimento do candidato e desaceleração da adversária. Trabalha-se, entre os estrategistas tucanos, com uma distância, neste momento, inferior a dez pontos porcentuais. O Datafolha ouviu 5.340 eleitores em 265 municípios nos dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00665/2014 e encomendada pela Rede Globo e pela Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário