QUISSAMÃ PARTICIPA DA 4ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA NACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
TEMA DOS TRABALHOS SELECIONADOS É “O LUGAR ONDE VIVO”
Já foram realizadas as etapas escolares em cada unidade. Agora está sendo realizada a seletiva municipal quando uma comissão avalia os textos produzidos e escolhe os que serão encaminhados até o próximo dia 12, para a etapa estadual. Daí em diante, o texto passará por sucessivas etapas de seleção regional até chegar à nacional, encerrando-se no dia 1º de dezembro.
Os professores da disciplina inscritos no projeto mobilizaram e orientaram as escolas participantes para a realização das oficinas propostas que culminaram na seleção de textos produzidos pelos alunos do 5º ao 9º anos de escolaridade, em três categorias: Poema, Memórias Literárias e Crônica. Com as atividades os participantes tiveram a oportunidade de expressar, por meio da escrita, o sentimento que possuem pelo local que residem, já que o tema central da redação é: 'O lugar onde vivo'.
“Esse projeto é muito significativo, pois as Olimpíadas são uma importante ferramenta para os professores trabalharem os gêneros textuais nasescolas com iniciativas como cafés literários e entrevistas, por exemplo. Os trabalhos são dinâmicos e vivos, além de estarem associados à realidade local e visa envolver os professores em um processo de formação para o ensino da língua, despertando nos estudantes o interesse e o prazer pela leitura e escrita”, destacou a coordenadora de Ensino da SEMED, Amanda Fragoso.
O professor Valmir Chagas, da escola Professora Maria Ilka de Queiroz e Almeida, situada no bairro Santa Catarina, atua há 20 anos em Quissamã e foi um dos responsáveis pelo conceito trabalhado pela escola, que promoveu uma entrevista com o também professor, músico e antigo maestro da Banda Musical União Quissamaense, Gilmar Gonzaga, disse que a experiência serviu como subsídio para escrita do texto das categorias memórias literárias e crônica.
“Foi uma atividade fantástica, que teve um resultado bastante positivo, pois possibilitou descobrir muitas coisas que desconhecíamos sobre a banda, viabilizando reconhecer a importância desse patrimônio centenário da cidade, e também , valorizar o trabalho do Gilmar como músico e professor. Foi uma escolha feliz, creio”, definiu Valmir.
A Comissão Julgadora Municipal para seleção dos textos que seguirão para a Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa 2014, tem como membros: a Coordenadora de Ensino, Amanda Fragoso; a Chefe de Divisão do Segundo Segmento, Andréa Pessanha; o Coordenador de Área, Sandro Ataliba; o jornalista, Francisco Perrout; a Professora de Leitura do Sobradinho, Elisângela Lamóglia.
Vale ressaltar que a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, reeditada a cada biênio, desde 2008, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Itaú Social, Centro Profissional de Comércio Exterior (Cenpec), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Nenhum comentário:
Postar um comentário