quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

MEMORIAL DE MACHADINHA, EM QUISSAMÃ, GANHARÁ OFICINA DE BONECAS AFRICANAS NESTA SEXTA (8)

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM CULTURA E TURISMO

O ESPAÇO TAMBÉM OFERECE AS OFICINAS DE JONGO MIRIM, CAUSOS E FUXICOS, E DE LEITURA

Foto: Adilson dos SantosMemorial da Fazenda Machadinha - Foto: Adilson dos SantosO Memorial da Fazenda Machadinha é o cenário perfeito para a realização da oficina de confecção de bonecas Abaomy (bonecas africanas), que terá início nesta sexta-feira (8), das 14h às 18h. A atividade será ministrada pela professora da Universidade Federal Fluminense – UFF Rio das Ostras, Maria Raymunda Soares, especializada em Cultura Afro. A oficina é gratuita e aberta a toda a população de Quissamã. A ideia é que a oficina de bonecas africanas tenha continuidade durante o ano.
A palavra Abayomi tem origem incerta. Provavelmente é uma palavra de origem iorubá, significando aquele que traz felicidade ou alegria. Pode ser traduzida como: "ofereço para você o melhor que eu tenho em mim" ou "aquela que traz minhas qualidades". Abay – encontro e Omi, precioso. O nome é comum na África do Sul, mas também é encontrado até o norte da África e no Brasil.
No Brasil, designa bonecas de pano artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, de tamanho variando de 2 cm a 1,50 m, sempre negras, representando personagens de circo, da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.
De acordo com Mariana Barcelos, arquiteta e assessora da Coordenadoria de Cultura e Turismo, as oficinas que acontecem na Fazenda Machadinha fazem com que a comunidade se solidifique ainda mais. “Todas as oficinas são elaboradas com intuito de fortalecer as manifestações tradicionais culturais, seja através da leitura, da dança, da música e agora dos personagens que serão criados a partir das confecções das bonecas”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário