QUISSAMÃ: OFICINAS DE BONECAS AFRICANAS INCENTIVAM GERAÇÃO DE RENDA EM MACHADINHA
A IDEIA É VENDER AS PEÇAS NO MEMORIAL PARA TURISTAS E MORADORES LOCAIS
Sálvio Melo conta que a confecção de bonecas africanas é muito fácil de fazer. “A ideia é oferecer conhecimento sobre a atividade para a produção de bonecas negras e que sirva de geração de renda para a venda desse material em feiras de artesanato local com a marca quilombola. As próprias participantes podem desenvolver esta oficina permanente aqui no Memorial para outras pessoas”, afirmou.
A dona de casa e moradora da Fazenda Machadinha, Nilda Barbosa Pavuna, de 49 anos, conta que a oficina de bonecas africanas é mais uma oportunidade de aprendizado na sua produção de artesanato e aumento de renda para sua família. “Meu marido também já está trabalhando comigo na confecção de tapetes de fuxico e tem sido uma terapia pra ele que está licenciado do INSS, e as vendas aqui no Memorial e na comunidade, tem ajudado muito nas despesas da nossa casa”, afirmou Nilda.
A coordenadora do Memorial da Fazenda Machadinha, Dalma Ricardo, disse que a ideia de realizar a oficina de bonecas africanas surgiu quando um grupo de artesãs de fuxico visitou o Campinho da Independência, em Paraty, no Rio de Janeiro. “Nosso objetivo é montar um espaço maior de artesanato aqui no Memorial com as bonecas e as peças de fuxico, que já são vendidas aqui no espaço e que tem sido bastante apreciadas pelos nossos visitantes”, destacou Dalma.
A oficina de fuxico acontece todas às sextas-feiras, na parte da tarde, no Memorial da Fazenda Machadinha. Outras oficinas, como jongo mirim e leitura, também são oferecidas aos moradores locais, no próprio local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário