sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

São Pedro da Aldeia realiza “Gabinete de Crise” contra Dengue
Por Keyla Marques em 08/01/2016
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta-feira (07) uma reunião emergencial para instrução das estratégias adotadas para o combate a endemias. As Secretarias de Governo, Desenvolvimento Econômico e Esportes, Gestão Estratégica, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e de Ordem Pública, estiveram presentes.

O Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Esportes, Edmilson Bittencourt, representou o prefeito Cláudio Chumbinho e conduziu a reunião junto com Secretário de Saúde, Luis Cláudio Sartori.
Imagem da Notícia
“O Governo está disposto a ajudar e não medir esforços no que for preciso ser feito para fortalecer o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Nossas equipes estão recebendo as direções da Secretaria de Saúde. Quero ressaltar também a responsabilidade de cada morador em cuidar de suas casas, não deixar água parada, proteger e tampar as caixas de água e denunciar casos de vizinhos que não cumprirem essas determinações”, disse Edimilson Bittencourt.

O Secretário de Saúde falou sobre a importância da conscientização de todas as Secretaria municipais para contribuição no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica, o Aedes Aegypti.
Imagem da Notícia
“O Governo do Estado convocou os 92 municípios e, sob uma legislação muito dura, informou que em cada cidade seja instalada uma “Sala de Situação”, que funcionará como “Central de Atendimento” aos munícipes. A legislação de 2016 traz a novidade que os Agentes Comunitários de Saúde, das equipes de Saúde da Família, passam a ter as mesmas atribuições dos Guardas de Combates a Endemias que farão as ações mecânicas contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica”, disse Luis Cláudio Sartori.
Imagem da Notícia
As Secretarias combinaram ações conjuntas e novas reuniões para somarem forças nesse momento de crise. O grupo de trabalho da Vigilância em Saúde expôs dados que qualificaram os níveis de casos suspeitos no município. Informou que o LIRA – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti é de 0,7 na cidade aldeense. Essa média ainda não é alta, mas para que o índice não aumente é preciso esforço de todos.
Imagem da Notícia
“As dificuldades que temos aqui não são diferentes de outros municípios. Estivemos em reunião com o Governo de Estado e estamos cumprindo todas as etapas determinadas. Estamos com um único foco: a prevenção! Programamos o “Projeto Verão” que vai até o mês de março”, disse a Dr.ª Ângela Del Rosário, médica da Vigilância em Saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário