sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

TRADICIONAL FOLCLORE AS PASTORINHAS NO ANIVERSÁRIO DE ANGRA

30/12/2015

Trabalho de resgate das Pastorinhas poderá ser conferido na Casa Larangeiras. Programação faz parte do aniversário da cidade

No próximo dia 6 de Janeiro Angra completa 514 anos, e para celebrar a data, a Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural (Cultuar), em parceria com a Fundação de Turismo (TurisAngra), preparou uma série de eventos e uma programação para toda a família, que começa no dia 5, com o resgate do tradicional folclore As Pastorinhas. O evento poderá ser conferido às 19h, na Casa Larangeiras.

Essa manifestação folclórica é semelhante a um auto de Natal, que homenageia o nascimento do Menino Jesus. Na apresentação, crianças e adolescentes que formam o grupo, trajados a caráter, cantam e dançam pelas ruas da cidade, acompanhados de uma banda. O trabalho resgatou partituras, letras e coreografias das Pastorinhas, manifestação folclórica que chegou à cidade no século XIX e teve sua última apresentação no ano de 1995.

O trabalho tem coordenação geral da diretora de Apoio às Manifestações Culturais, Regina Márcia, e contou com o apoio de outros servidores, como o do maestro do Coral da Cidade, Moacyr Saraiva, que atuou na recuperação das partituras, letras e músicas da manifestação.

– Acompanhei de perto a última apresentação das Pastorinhas, e percebi que esse folclore, de suma importância para nossa cidade, não poderia ficar apenas na memória de quem participou ou assistiu. Iniciamos então um trabalho de pesquisa e entrevistas com pessoas de várias gerações que participaram da manifestação. O trabalho começou ainda em 2013, com levantamento das personagens, antigos componentes, ensaiadores e músicos. Fizemos um ciclo de entrevistas que culminou no resultado do trabalho, que será apresentado semana que vem, anunciou Regina.

Para o presidente da Cultuar, Délcio José Bernardo, há uma necessidade de resgatar e preservar as tradições da cidade, já que elas representam importantes fatores para a reafirmação da identidade cultural angrense. A retomada das Pastorinhas é um exemplo desse resgate.

– Todas as questões que envolvem a tradição das Pastorinhas estavam inativas, paradas há cerca de vinte anos. Sendo uma manifestação folclórica rica demais para ficar apenas na lembrança de quem participou ou assistiu. Vamos resgatar para preservar e assim fazer com que outras crianças e adultos possam conhecer essa manifestação, que é tão rica - declarou o presidente da Cultuar.

PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE
Aniversário da Cidade
5 de janeiro (terça-feira), praça Zumbi dos Palmares
19h - Apresentação das Pastorinhas – Casa Larangeiras

19h30 - Viagem à Baía dos Reis

20h30 - Coral da Cidade de Angra dos Reis

21h30 - Show Luiz Ferrar

23h - Grupos de Folia de Reis
- Folia de Reis Luz Divina
- Folia de Reis Divino Esplendor
- Folia de Reis Estrela Guia
- Folia de Reis João Alves Filho
- Folia de Reis Irmãos Moreira

Meia-noite - Abertura da porta da prefeitura
Banda de Música Jardim Sarmento, Corte de Bolo com a tradicional queima de fogos

6 de janeiro (quarta-feira)
6h - Alvorada festiva pelas ruas do Centro de Angra dos Reis, com a banda de Música Jardim Sarmento

Praça 6 de janeiro (Morro do Carmo)
7h - Hasteamento das bandeiras
Banda de Música Jardim Sarmento
Folia de Reis Luz Divina
Café Comunitário

9h - Missa festiva na Igreja da Matriz pelo aniversário do município, com participação de todas as folias

16h - Entrega da Escola Municipal Zita de Oliveira Soares - da Sapinhatuba III
19h30 - Culto de Ação de Graças ao Aniversário de Angra dos Reis na igreja Assembleia
de Deus Ministério Madureira/Centro de Angra dos Reis

10 de Janeiro (Domingo)
08h30 - Corrida de Santos Reis
Largada e chegada (Praia do Anil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário