segunda-feira, 12 de maio de 2014

Campos é destaque no ranking das cidades campeãs em investir

Publicado em 10/05/2014


SECOM / PMCG
Clique na foto para ampliá-la
Estrada e a ponte de Marrecas, na Baixada Campista, serão inauguradas pela prefeita Rosinha Garotinho nesta segunda
Rodolfo Lins / Secom-PMCG
Clique na foto para ampliá-la
Creche Modelo no Jóquei II dobrou o a capacidade de alunos em relação à unidade anterior
Roberto Joia / PMCG
Clique na foto para ampliá-la
Comerciante Edson Barreto comemora as obras no Parque Guarus

Da Redação

A Prefeitura de Campos está executando um cronograma de obras jamais visto no município. A prefeitura investe mais de R$ 1 milhão de royalties de petróleo, por dia, para dotar Campos de melhor infraestrutura e, consequentemente, elevar a qualidade de vida da população. O município é um dos campeões em investimentos, conforme informações publicadas na Revista Multi Cidades, que tem como base órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Este ano, 12 obras foram inauguradas e, nesta semana, serão mais três de grande porte na Baixada Campista e na Região Norte.

Na segunda-feira, a prefeita Rosinha Garotinho inaugura a recuperação da estrada e construção da ponte de Marrecas, na Baixada Campista. O pedreiro Rosenildo Silva, 43 anos, se sente muito mais seguro ao trafegar com sua motocicleta pela estrada. "Ficou ótima. São vários quebra-molas, faixas de sinalização e, tudo isso, nos permite trafegar com mais segurança e tranquilidade, principalmente, à noite. A prefeitura está de parabéns", afirma.

As inaugurações continuam na quarta-feira, com a entrega da Escola Nossa Senhora Aparecida, em Santo Eduardo, na Região Norte; na quinta-feira, entrega da última etapa do Bairro Legal de Donana e Tocaia e da primeira de Nova Goitacazes. "Isso tudo aqui era chão quando eu cheguei. Depois veio o calçamento e agora temos asfalto, água e esgoto. Nosso bairro ficou uma maravilha", elogia Madalena Xavez, que reside há 68 anos na Rua Clério Pinheiro. "Nunca se investiu tanto em infraestrutura como agora. São obras de drenagem, construção de casas, creches e escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), casas de Acolhimento, reforma de hospitais, construção e recuperação de estradas, enfim, são várias obras nos quatro cantos do município", destaca o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto.

Macrodrenagem em Guarus

No Parque Guarus, por exemplo, está sendo executada uma obra de macrodrenagem na Rua Cambuci para resolver problemas de alagamento no bairro. No complexo de obras da Avenida Nazário Pereira Gomes, na Rua Boa Esperança, no Parque São José, está sendo executada uma obra de drenagem também para acabar com os constantes alagamentos. "Agora com uma obra como esta que está sendo feita, acredito que o problema vai ser solucionado", declarou o comerciante Edson Barreto, que mora há 40 anos no local, comemorando os benefícios para o bairro. 

Entre a Vila Olímpica Valdir Pereira e o Ciep Wilson Batista, no Parque Guarus, está sendo construída uma grande elevatória dentro de um complexo de mais sete elevatórias para coletar o esgoto daquela região e ser bombeado para a Estação deTratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Carioca. "A rede coletora está atravessando diversos bairros e vai beneficiar milhares de famílias com saneamento básico", revela Edilson Peixoto. 

RJ-216: obra segue com redes de drenagem

As obras da RJ-216 (Campos/Farol) estão sendo cada vez mais intensificadas. Neste momento, está sendo construída a rede de drenagem na pista sentido Campos-Goitacazes. "São tubulações de seis metros cada uma, onde é preciso fazer contenção nas encostas para que o serviço possa ser executado, tal é a profundidade por onde passa a rede de águas pluviais. Nas rampas de acesso, as obras estão em ritmo acelerado, que vão permitir em breve a substituição da antiga Rodovia do Açúcar, totalmente, estrangulada, com uma pista de ida e uma de volta", explica Edilson. "Com as novas obras implementadas, teremos duas pistas de cada lado, além de mais duas de acesso para os diversos bairros por onde passa a rodovia, fazendo com que a mobilidade cresça em uma proporção três vezes maior", informa.

Jóquei - O Parque Jóquei II vem sendo contemplado com um pacote de obras da prefeitura que vai contribuir para melhoria da qualidade de vida dos seus moradores. Além da rede coletora de esgoto, instalada pela empresa Águas do Paraíba, a prefeitura já entregou uma creche modelo, que substituiu uma casa alugada passando de 52 alunos para 100 alunos já matriculados.

"A próxima obra a ser entregue pela prefeitura será a Vila Olímpica, obra importante para o desenvolvimento do esporte e inclusão social. Investir em esporte significa prevenir gastos futuros com internações e evitar que os jovens, em estado de vulnerabilidade, acabem se envolvendo no mundo das drogas", ressalta o secretário.

UBS da Penha: obras em ritmo acelerado 

As obras da nova UBS da Penha estão em ritmo intenso. A cada dia que passa, a unidade vai ganhando corpo, permitindo que dentro de três a quatro meses esteja pronta para atender a grande Penha, que são os bairros Vivendas dos Coqueiros, Prado, Parque Angélica, Parque Bela Vista, Estância e Solar da Penha, Vila Manhães, Vila Menezes e Porto Belo, entre outros.

A UBS está sendo construída dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde. Com atendimento 24 horas, vai contar com o serviço de inclusão de emergência, evitando que moradores do bairro se desloquem para as Unidades Básicas de Saúde de outros locais.

São 1.243,45 m² quadrados em área construída, incluindo dois consultórios odontológicos, um consultório ginecológico, quatro consultórios para atendimentos especializados, sala de eletro/eco, laboratório de exames, sala de coleta de sangue, sala de imunização, sala de inalação, sala de fisioterapia (reabilitação), sala de gesso ultrassom, raios-X, sala de curativo séptico (contaminado), sala de curativo asséptico (não contaminado), expurgo, esterilização, rouparias, sala de reidratarão, serviço social, hipodérmica, sala de reidratação, farmácia, sala de triagem, emergência, repouso masculino, repouso feminino, repouso infantil, sala de óbito, repouso de funcionários, administração, cozinha e refeitório, depósito de resíduos (lixo) e 22 banheiros separados por áreas, incluindo também os banheiros de portadores de necessidades especiais e setor administrativo.

Solar da Penha - No Bairro Legal do Solar da Penha as obras estão em fase de conclusão. Dentro de 30 dias, a prefeitura poderá entregar à população um bairro legal com toda infraestrutura. Na mesma região, o programa contemplou a Penha. Na Estância da Penha está sendo executada a instalação de galerias para o deságue. "A última etapa desta obra vai ser a interligação entre a grande Penha e o Novo Jóquei", informa Edilson Peixoto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário