quarta-feira, 28 de maio de 2014


Novo bonde de Santa Teresa entra em fase de testes na fábrica em Três Rios

Da Redação

  Tamanho da Fonte Diminuir a fonte da matéria Aumentar a fonte da matéria
O primeiro novo bonde de Santa Teresa já está sendo testado na empresa T’Trans, localizada em Três Rios, na Região Serrana. Mais moderno e seguro, o veículo entrará em pré-operação no início do segundo semestre de 2014. O primeiro trecho a ser operado contemplará as ruas Francisco Muratori e Joaquim Murtinho, até o Curvelo, com aproximadamente 1.300 metros de extensão.
- O bonde começará a circular em Santa Teresa a partir de agosto. Estamos mudando toda a rede elétrica e os trilhos são todos novos. Também estamos aproveitando a oportunidade para implantar um novo sistema de drenagem no bairro e de ligação de água e gás. São bondes modernos e seguros, equipados com o que tem de mais avançado em tecnologia, um verdadeiro legado à população de Santa Teresa, que é usuária do sistema de bondes e a todos os turistas que visitam o bairro – disse o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola.
Os 14 novos bondes serão produzidos até o final do ano e contam com moderno painel de comando, sistema de tração controlado eletronicamente, motores de última geraçãocom menor consumo de energia, sistemas de freios dinâmico e magnético, além de possuir estribo retrátil - que impede que passageiros viajem em pé no veículo, além de GPS, sistema de som para comunicação com os usuários e quatro câmeras de monitoramento.
O novo bonde, que manteve seu visual original aprovado pelo Iphan e Inepac, possui estrutura de aço reforçado revestida com fibra de vidro para trazer mais segurança aos passageiros e maior resistência mecânica ao veículo. Com capacidade para 32 pessoas, seu interior conta com bancos de madeira certificada em peroba rosa.
- Estamos testando os sistemas de tração, frenagem e todos os componentes eletrônicos. Os bondes que estamos fabricando estão entre os mais modernos e seguros do mundo, com um diferencial: permanecem com suas características históricas preservadas – afirmou o engenheiro da T’Trans, Umberto Giavina- Bianchi.
MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário