segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Belém encerra Outubro Rosa com ação de saúde e cidadania

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 25/10/2015 17:00

  • / COMBATE AO CÂNCER / 25/10/2015 17:00

    Ação integrada levou diversos serviços à Marambaia no encerramento do Outubro Rosa em Belém.


A dona de Casa Socorro Souza, de 48 anos, aproveitou a manhã deste domingo, 25,
na Praça Dom Alberto Ramos, na Marambaia, para cuidar da saúde em ação integrada da Prefeitura de Belém com o Pro Paz, no encerramento do “Outubro Rosa”, que faz um alerta para a prevenção do câncer de colo do útero e mama.
Dona Socorro passou por consultas médicas e gostou dos resultados. “Aproveitei o dia para ver se está tudo bem com a minha saúde, essa ação perto da minha casa foi maravilhosa, pois durante a semana fico muito ocupada, o melhor ainda foi saber que está tudo bem comigo”, comemorou.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal, Fundação Papa João XXIII (Funpapa) fizeram parte da ação de saúde e de cidadania.
“A união da saúde e assistência social no trabalho preventivo pode ajudar muitas pessoas, principalmente aquelas em estado vulnerabilidade, e essa ação em prol das mulheres é de extrema importância”, pontuou a presidente da Funpapa, Tonya Pinheiro.
Avaliação nutricional, emissão do cartão SUS, consultas médicas, atividades aeróbicas, teste de tabagismo, distribuição de preservativos, teste rápido de HIV, hepatite e sífilis, emissão de carteira de identidade, certidão de nascimento e carteira de trabalho, regularização do Bolsa Família e atendimento jurídico, foram os serviços ofertados à população.
O secretário municipal de Saúde, Sérgio Figueiredo, esteve presente na ação e comentou a importância do evento. “Durante o mês todo de outubro,  a Sesma desenvolveu várias atividades de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, em todas as unidades de saúde, com orientação e palestra. Hoje é o encerramento da campanha, mas a secretaria vai continuar com essas ações importantes para a saúde de todos”, afirmou.
Cerca de 60 mulheres foram consultadas por mastologistas que estavam atendendo no local. “Estamos realizando exames clínicos das mama, orientando para outros exames necessários e encaminhando para unidades de saúde. A ação trouxe pessoas que não têm tempo durante a semana e em um local de fácil acesso a todos, quanto mais pessoas forem examinadas, menor o risco do câncer se desenvolver”, disse a mastologista Camila Macedo.
A estudante Rafaela de Lima, de 19 anos, além de passar por consulta médica, aproveitou para tirar a carteira de trabalho. “Nunca se sabe quando vai aparecer a oportunidade de um trabalho e eu já estou a procura, então me antecipei e aproveitei a ação e tirei gratuitamente”, declarou. 
Texto: Priscylla Gester
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário