segunda-feira, 29 de julho de 2013

O macaense saiu de casa para homenagear 200 anos da cidade



Nesta manhã de segunda -feira (29) com um clima ameno, quase primaveril, a população macaense saiu de casa e foi em peso para a orla da Imbetiba. Jovens e adultos,  todos em um encontro fraterno, prestigiaram  ao vivo e a cores, o desfile dos 200 anos de Macaé. A nossa cidade princesa ficou feliz, foi um desfile deslumbrante, cheio de cor e com muita vibração positiva, presenciada por filhos ilustres, o povo e também muitos visitantes. 

O protocolo atrasou um pouco, fazendo o prefeito Aluizio contrariar o horário previsto na programação. O chefe do Executivo realizou a abertura do desfile com 40 minutos de atraso, mesmo assim foi aplaudido quando realizou a tradicional  revista da tropa em uma viatura das Forças Armadas, ao lado do comandante do Forte Marechal Hermes.

 Esse ano houve um diferencial, o tradicional coreto foi substituído por duas tendas, para abrigar autoridades e convidados. Fazendo parte da mudança, ao longo das calçadas milhares de cadeiras foram colocadas a disposição da população. Aproximadamente 5 mil pessoas estiveram assistindo ao desfile.

Coube a Marinha do Brasil às 11:10 iniciar o desfile, seguindo o Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal, Guarda Sênior e Defesa Civil. Vão se apresentar a Coordenadoria da Terceira Idade, Asilo Casa do Idoso, Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Grupo de Escoteiros, Instituto Politécnico de Ensino, Lions Clube de Macaé, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Moto Clube, Projeto Nova Vida e a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes. O último pelotão será dos representantes da secretaria de Educação.

O desfile teve  concepção artística, contando a história de Macaé em três grandes momentos: Macaé Colonial, Macaé Imperial e Macaé República. A parte histórica terá narrativa do grupo de contadores de história da secretaria de Educação. O objetivo é aliar o conhecimento à arte, fortalecer vínculos necessários ao exercício da cidadania e envolver a população diante da apresentação do panorama histórico do município.


Dois mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio e professores da rede municipal. Na lista também estão estudantes da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e do Colégio Aplicação (CAp). Participaram da programação as corporações musicais das unidades municipais Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Carolina Curvello Benjamin, Elza Ibrahim, Oscar Cordeiro e Ancyra Gonçalves Pimentel. Também farão parte do desfile as bandas Corporação Luiz Reid, Veteranos de Macaé e Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores.

Quinze pelotões fizeram  parte da programação: “A natureza e os viajantes”; “A paisagem e os nativos”; “Os sete capitães”; “Os jesuítas e os padres seculares”; “O colonizador”; “D. João VI e a ata de criação de vila”; “A descrição da vila no olhar de Saint Hilaire”; “A visita de Darwin e a herança cultural africana”; “A imigração suíça”; “A vida política e administrativa e a criação da prefeitura”; “Washington Luiz e a chegada da luz elétrica”; “A Macaé pintada por Seth”; “Especial de homenagem” e “A diversidade contemporânea”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário