quarta-feira, 3 de julho de 2013

Funcionários elogiam novo visual do Barracão da Prefeitura




 
Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (2) a primeira etapa de revitalização do Barracão da Prefeitura de Macaé, no bairro Miramar, que abriga as secretarias de Limpeza Pública e de Manutenção de Vias, Parques, Jardins e Cemitérios. Durante a cerimônia oficial foi oferecido um café da manhã aos 234 trabalhadores para comemorar, entre outras obras, a reforma da Cantina 1º de Maio, um dos símbolos da revitalização do espaço, que recebeu novas pinturas internas e externas, novos bancos, mesa e troca das instalações elétricas.

O projeto de revitalização do Barracão iniciou em janeiro com uma ação simples: a pintura dos muros do local com a elaboração de desenhos em arte grafite representando os trabalhadores do setor. A iniciativa repercutiu positivamente entre os funcionários e a comunidade e foi o ponto de partida para as obras de revitalização.

Mudanças e melhorias

Esta primeira fase contou com a reformulação da estrutura da área administrativa, com pintura parcial da área externa ao pátio e com o plantio de mudas de flores por toda sua extensão. A parte elétrica foi totalmente reformulada, para evitar possíveis riscos e danos aos frequentadores, reforma de banheiros e instalação de seis novos bebedouros em toda a secretaria, além de alocação de extintores de incêndio em todas as alas para garantir a segurança dos trabalhadores. No piso superior, atualmente funciona a Secretaria Municipal de Manutenção, antes alocada no bairro da Barra de Macaé. Para receber a nova estrutura, oito salas foram reformadas, assim como os banheiros.

Também houve uma reorganização do patrimônio público, com a retirada de veículos que estavam parados na secretaria sem nenhuma utilidade e condições de reaproveitamento. Já os demais transportes receberam manutenção e a recuperação necessária para voltar à ativa no trabalho de limpeza e manutenção, entre eles: um caminhão Patrol, dois caminhões Ford Cargo, quatro automóveis, uma van e uma caminhonete F-250, além da troca de pneus de toda a frota.

Na área de Recursos Humanos, todos os servidores receberam uniformes padronizados e devidamente identificados. A saúde do trabalhador também recebe atenção especial, com a execução da primeira etapa de vacinação contra a H1N1 contemplando 73 funcionários. Sem funcionar há cerca de oito meses, em janeiro deste ano houve a reativação do consultório odontológico do Barracão, com a disponibilidade de três dentistas cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde, que funciona semanalmente. Já foram realizados quase 600 atendimentos a servidores e seus familiares neste primeiro semestre. Um novo sistema de protocolo também foi implementado visando a melhoria do atendimento ao público.

Valorização do trabalhador

Para o secretário de Limpeza Pública, Célio Chapeta, revitalizar o espaço do Barracão é oferecer um ambiente mais acolhedor para aqueles que convivem juntos diariamente em um trabalho árduo na limpeza pública.

“Chegamos aqui por volta das cinco e meia da manhã e convivemos juntos durante o dia todo. Somos praticamente uma família. Então nada mais justo do que oferecer um ambiente mais acolhedor para o trabalhador, com um local limpo, arejado e com uma farta mesa de café da manhã. Isso faz com que todos saiam ainda mais animados para trabalhar. Só tenho a agradecer a todos os trabalhadores por estarem nos ajudando a fazer uma Macaé melhor e ao Prefeito por ter nos dado esta oportunidade de fazer parte deste movimento, que é trabalhar pela Macaé que tanto amamos e que esperamos que seja querida por todos”, declarou.

O coordenador administrativo do Barracão, Adevalton Vieira dos Santos, o Hans, conta que a melhoria não é somente para a secretaria e para os trabalhadores, mas sim para toda a população.

“Quando chegamos aqui encontramos um espaço feio e sem cuidado nenhum, com muitos funcionários com baixa autoestima e se sentindo desvalorizados. Começamos a cuidar do espaço de forma simples. Colocamos chuveiros nos banheiros, o que possibilita os trabalhadores tomarem banho antes de voltarem para casa, o que pode parecer simples para alguns, mas para eles é fundamental já que trabalham diretamente nas ruas. Retornamos com o consultório dentário e pretendemos reativar o consultório médico também e oferecer um café reforçado, já que muitos saem de casa sem se alimentar”, contou o coordenador.

“Isso reflete diretamente na produtividade do trabalhador e na qualidade de vida deles. Queremos mostrar que nos importamos e nos preocupamos com o bem estar deles, pois são os principais responsáveis em cuidar da nossa Macaé e isso é o mínimo que poderíamos fazer por eles”, ressaltou Hans.

O Prefeito Dr. Aluízio anunciou para os trabalhadores que a equipe que realiza a limpeza pública é uma das mais bem avaliadas pela população, pela dedicação e qualidade dos serviços prestados para a cidade:

“Vocês são fundamentais para Macaé e gostaria de agradecer por tudo o que vêm fazendo pela nossa cidade. Em cada lugar que vamos, encontramos pelo menos um de vocês e isso mudou a cara de Macaé e o sentimento das pessoas que vivem aqui. Sabemos que há muito o que se fazer ainda em todo o município e em todos os setores, mas podemos afirmar que hoje temos uma cidade mais limpa e mais bem cuidada e isso tudo só está acontecendo graças a vocês, trabalhadores. O governo e a população agradecem a cada um de vocês, de coração, por tudo o que vêm fazendo por Macaé”, enfatizou.

Segundo Ataídio Braz da Vitória, trabalhador do Barracão há mais de 12 anos, esta é a primeira vez que ele presencia uma reforma deste tipo no local.

“Ficou um trabalho muito bom e isso nos dá um estímulo para o trabalho ainda maior, tanto que sempre recebemos elogios da população nas ruas e isso nos deixa muito satisfeitos. Chegar num ambiente limpo, mais bonito, nos dá mais ânimo e força para ir às ruas, nos sentimos valorizados, porque sabemos que isso não é uma obrigação da secretaria e sim um cuidado com a gente. E sermos prestigiados com a presença do prefeito tanto aqui no Barracão quanto nos mutirões de limpeza, estarmos em contato direto com o secretário, com o coordenador, é uma segurança a mais para nós trabalhadores”, declarou.

Também estiveram presentes na cerimônia o Subsecretário de Limpeza Pública, Jonas Siqueira, o Presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (FUMDEC), Vandré Guimarães, e o pai do Prefeito Dr.  Aluízio dos Santos. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário