terça-feira, 23 de julho de 2013

Festejos dos 200 anos de Macaé terá desfile cívico militar na Imbetiba


Foto: "Gazeta do Litoral"

Faltam poucos dias para a realização do desfile cívico-militar dos 200 anos de Macaé. Com a temática “Nossa gente, nossa história, nosso patrimônio”, a programação será promovida na segunda-feira (29). O desfile está marcado para 10h, na Avenida Elias Agostinho, Imbetiba. A concentração vai ser às 8h30, na Avenida Agenor Caldas, no mesmo bairro.

O desfile contará com a revista da tropa, que será realizada pelo prefeito Dr. Aluízio e pelo comando do Forte Marechal Hermes. A expectativa é que um público de quatro mil pessoas compareça ao evento. Este ano, o desfile terá concepção artística, contando a história de Macaé em três grandes momentos: Macaé Colonial, Macaé Imperial e Macaé República. A parte histórica terá narrativa do grupo de contadores de história da secretaria de Educação. O objetivo é aliar o conhecimento à arte, fortalecer vínculos necessários ao exercício da cidadania e envolver a população diante da apresentação do panorama histórico do município.

O desfile cívico terá cerca de dois mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio e professores da rede municipal. Na lista também estão estudantes da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e do Colégio Aplicação (CAp). Participarão da programação as corporações musicais das unidades municipais Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Carolina Curvello Benjamin, Elza Ibrahim, Oscar Cordeiro e Ancyra Gonçalves Pimentel. Também farão parte do desfile as bandas Corporação Luiz Reid, Veteranos de Macaé e Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores.

Quinze pelotões vão fazer parte da programação: “A natureza e os viajantes”; “A paisagem e os nativos”; “Os sete capitães”; “Os jesuítas e os padres seculares”; “O colonizador”; “D. João VI e a ata de criação de vila”; “A descrição da vila no olhar de Saint Hilaire”; “A visita de Darwin e a herança cultural africana”; “A imigração suíça”; “A vida política e administrativa e a criação da prefeitura”; “Washington Luiz e a chegada da luz elétrica”; “A Macaé pintada por Seth”; “Especial de homenagem” e “A diversidade contemporânea”.

Para maior segurança e conforto dos alunos da Educação Infantil, haverá um espaço especial com 50 lugares, nos dois lados do palanque oficial, para a representação das crianças, que ainda vão ganhar bolas, kits, lanche e água. Cada escola de Educação Infantil será representada por duas crianças que estarão acompanhadas pelos pais e dez professores do segmento. Também haverá áreas especiais para as pessoas com deficiência.

O desfile também contará com as corporações do Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal, Guarda Sênior, Defesa Civil e Marinha do Brasil. Vão se apresentar a Coordenadoria da Terceira Idade, Asilo Casa do Idoso, Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Grupo de Escoteiros, Instituto Politécnico de Ensino, Lions Clube de Macaé, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Moto Clube, Projeto Nova Vida e a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes. O último pelotão será dos representantes da secretaria de Educação.

Para melhor atender à população, o evento terá banheiros químicos e vai contar com atuação das secretarias operacionais de Limpeza Pública, que montará postos de coleta seletiva e lixeiras específicas; Mobilidade Urbana, que orientará os pedestres e motoristas quanto à interdição e controle do trânsito na concentração e dispersão do desfile, que será na Rua da Igualdade, em Imbetiba; Ordem Pública, que auxiliará em serviços como monitoramento do evento; Saúde, que vai destinar equipes médicas e três ambulâncias. Na área de dispersão, a Escola Municipal Professora Eda Daflon servirá como ponto operacional para atender alunos e responsáveis no final do desfile.

Os ônibus escolares estarão estacionados na rua ao lado do Forte Marechal Hermes, paralela à Rua da Igualdade e nas adjacências. A realização do desfile Macaé 200 anos atende a necessidade de fomento das políticas públicas de incentivo às iniciativas culturais e educativas. Já no aspecto sociocultural destaca a participação e revitalização das bandas escolares, código cultural que integra alunos, instrutores e coreógrafos. 

  Bandas da rede municipal reforçam os ensaios


As bandas escolares que vão participar do desfile cívico-militar dos 200 anos da criação da Vila de Macaé ensaiam para o desfile cívico-militar, marcado para às 10 horas de segunda-feira (29), na Avenida Elias Agostinho, no bairro de Imbetiba.

Participarão da programação as corporações musicais das unidades municipais Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Carolina Curvello Benjamin, Elza Ibrahim e Oscar Cordeiro. A banda de percussão da Escola Gonçalves Pimentel é uma das que está empenhada em fazer bonito. Os estudantes que fazem parte da banda e coreografia, Fabiele da Silva Santos e Júlia Azevedo estão animados. Os ensaios seguem na unidade até sábado (27), das 9h às 12h, na sede da escola que fica no Miramar.

- Este será um momento marcante para a cidade e para a escola. Nossa banda é nova e queremos mostrar o nosso talento e o que podemos fazer pelas artes no município - disse a aluna Fabiele.

A instrutora de banda, Diana Oliveira, comentou que esta programação será especial não apenas para o município, mas para estudantes e profissionais da escola.

- A intenção é despertar o interesse nos jovens para participar de bandas de percussão - disse a instrutora.

Para o desfile, a apresentação da banda do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel contará com adereços, atividade especial diante do palanque e musicalidade jovem, que segundo os coordenadores Diana Oliveira e Adriano Leite, prometem agitar o público.

Também vão fazer parte do desfile as corporações musicais das unidades municipais Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Carolina Curvello Benjamin, Elza Ibrahim e Oscar Cordeiro. As bandas musicais Corporação Luiz Reid, Veteranos de Macaé e Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores vão participar. Na lista também estão as bandas musicais Corporação Luiz Reid, e Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores.

O desfile cívico contará com cerca de dois mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio, além de professores. Na lista também estão estudantes da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e do Colégio de Aplicação (CAp).

Bandas - As bandas ensaiam nas dependências das unidades municipais com equipamentos oferecidos pela rede municipal de ensino. Para fazer parte das bandas de tambores e percussão, os alunos devem frequentar regularmente as aulas.

Outro objetivo é promover o desenvolvimento social e cultural do estudante e o fortalecimento do senso estético, da percepção sonora e espacial, além da coordenação motora e capacidade inventiva. Para o Governo Municipal, o projeto se destaca por promover a aproximação entre os alunos e o ambiente escolar.

Através da formação das bandas escolares e preparação dos alunos-músicos, a intenção da rede municipal de ensino é reforçar o apoio e a valorização de projetos que destacam talentos e habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário