quarta-feira, 31 de julho de 2013

Quissamã busca alternativas para instalar UTEs


Foto: Adilson dos Santos sEm Quissamã, a secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos está empenhada em recuperar e ampliar a capacidade das Unidades de Tratamento de Esgoto-UTEs do município. A estrutura foi construída entre 2000 e 2001, com margem de 20 anos de atendimento, tendo como base a estimativa de crescimento populacional de 2,5% ao ano. Porém, foi constatado crescimento de 4%, superando o vértice calculado anteriormente.

Ao longo dos últimos oito (8) anos, na gestão anterior, o sistema de esgoto de Quissamã não recebeu ações visando, diretamente, à ampliação das unidades de tratamento, fazendo com que a situação atual se apresente próxima do colapso.

O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luiz Geraldo de Paula, comentou a questão.
“Constatamos apenas a realização de reparos em alguns equipamentos, mas nada foi feito anteriormente no que se refere ao planejamento necessário para atender ao crescimento populacional. A disposição adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública”, enfatizou Luiz Geraldo.

Atualmente as estações de menor porte como as localizadas em Santa Catarina e João Francisco estão trabalhando no limite. As unidades da Ribeira e Penha apresentam capacidade de tratamento inferior à vazão de esgoto destas comunidades, fato preocupante e urgente.

Para reverter o quadro, o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos traçou metas. “Estamos pleiteando a captação de recursos junto à Fundação Nacional de Saúde-Funasa, por intermédio do Plano de Aceleração do Crescimento-PAC, no valor de R$ 9 milhões, para cobrir as falhas nas unidades de tratamento”, revelou Luiz Geraldo.

A estratégia de ação prevê instalação de nova estação em Santa Catarina, uma nova unidade que atenda a Penha e a praia de João Francisco, além de melhoria operacional e ampliação em Piteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário