sexta-feira, 26 de julho de 2013

Papa faz a oração de Angelus e destaca a importância dos avós para a família




Durante a celebração do Angelus Domini, ao meio-dia, na sacada do Palácio Joaquim, na Glória, Zona Sul do Rio,  Papa Francisco destacou a importância da família, sobretudo os jovens e os idosos, para o fortalecimento dos laços da família.

Milhares de fiéis se aglomeravam em frente à sacada do palácio desde o início da manhã desrta sexta-feira (26), para acompanhar a celebração, que é tradicionalmente feita na Praça São Pedro, no Vaticano.

O Papa inicou a celebração agradecendo ao arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, pelo carinho com o "sucessor de Pedro". "Desejaria que minha passagem pela cidade do Rio renovasse o amor a Cristo e à Igreja, e o compromisso de viver e testemunhar a fé.

Em seguida, Francisco destacou a história de Maria, e a sua oração. "Ave Maria é uma oração simples. Convido a todos a rezá-la. Hoje, a igreja celebra os pais de Virgem Maria, os avós de Jesus, Joaquim e Santana. Na casa deles Maria veio ao mundo, trazendo o mistério da imaculada concepção", destacou o Pontífice.

Na sequência, Francisco enfatizou a importância dos avós na estrutura da família. "Hoje, na festa de São Joaquim e Santana, no Brasil, como em outros países, se celebra a festa dos avós. Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio que é essencial para qualquer sociedade."

O Papa também falou sobre a importância da troca de experiências entre as gerações. "Crianças e anciões constróem o futuro dos povos. Anciões transmitem a experiência e a sabedoria. O diálogo entre as gerações é o tesouro que deve ser conservado e alimentado nesta Jornada Mundial da Juventude. Os jovens saúdam os seus avós com muito carinho. Saudemos aos avós!. Os jovens agradecem pelo testemunho de sabedoria", disse, para em seguida afirmar que, naquele momento, todos deveriam se sentir como uma única grande família. "Pedimos à Maria que guarde nossa família."

Em seguida, Papa Francisco rezou a Ave Maria com a multidão, num momento de forte emoção.

Nova caminhada de peregrinos terá 9,5 km da 

Central do Brasil até Copacabana


Após a mudança de planos pelo alagamento do campus Fidei, em Guaratiba, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na manhã desta sexta-feira a nova rota de peregrinação e vigília, realocados para a Praia de Copacabana. Os peregrinos partirão da Central do Brasil, no Centro do Rio, e rumarão por 9,5 km até Copacabana, onde passarão a noite na vigília até a missa do Papa Francisco, no domingo.

A peregrinação terá início às 7h de sábado e os fiéis cadastrados na JMJ pegarão o kit peregrino da vigília durante a rota da caminhada, em frente ao Monumento dos Pracinhas. O trajeto completo é: Central do Brasil, passando pela Av. Presidente Vargas, Av.Rio Branco, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo, Av. Lauro Sodré e Av. Atlântica.


Prefeito e autoridades anunciam as mudanças após o fechamento do campus Fidei
Prefeito e autoridades anunciam as mudanças após o fechamento do campus Fidei

A peregrinação implicará o fechamento do Aterro do Flamengo à meia-noite de hoje para a preparação do esquema da entrega dos kits da vigília. As ruas do trajeto e próximas a ele estarão interditadas desde as 7h da manhã deste domingo. Às 12h, o bairro de Copacabana será fechado para o trânsito de carros de modo similar ao vivido ontem na visita do Papa, com 24 pontos de bloqueio. O bairro passará por rotina semelhante a de domingo, quando os peregrinos saem da vigília e recebem o Santo Padre para missa e encerramento da JMJ.

A caminhada feita pelos jovens até a vigília é uma tradição das Jornadas, e a manutenção dela, fazendo com que os peregrinos andem um longo percurso, foi um pedido feito pela organização à Prefeitura do Rio, segundo o prefeito Eduardo Paes.

Apesar de o caminho para o Aeroporto Santos Dumont, que fica no Centro, não ser bloqueado, a prefeitura pede que quem precisar ir ao aeroporto antecipe seu trajeto para evitar atrasos, devido à grande quantidade de pessoas no local.

A partir das 21h do sábado, serão disponibilizados ônibus em Botafogo, que será o ponto de chegada da peregrinação, para aqueles que não queiram dormir em Copacabana possa voltar para seus alojamentos.

Os ônibus fretados que levariam peregrinos a Guaratiba serão desviados e seguirão para a Ilha do Fundão, onde haverá um ponto de estacionamento. De lá, ônibus urbanos levarão os peregrinos à Central do Brasil. Na volta, se for necessário, haverá ônibus da prefeitura.

No domingo, após a missa, haverá o caminho inverso – ônibus da Prefeitura sairão da Enseada de  Botafogo e levarão os peregrinos até a Ilha do Fundão para os fretados.
Acesso à Central do Brasil será feito por trem, metrô e ônibus. Quem sair da Zona Oeste deve usar preferencialmente o trem. O BRT Transoeste trabalhará em plena capacidade para ligar Santa Cruz ao Terminal Alvorada, na Barra, de onde sairão outros ônibus para a Central ou a Zona Sul. Os sistemas de ônibus, trem e metrô funcionarão 24 horas. 

Não haverá pré-venda de passagens para o metrô, e quatro estações estarão fechadas - Presidente Varga, Cinelândia, Catete e Cantagalo - para atender aumento do fluxo em direção a Copacabana. 

Guaratiba

O prefeito Eduardo Paes ressaltou que não houve gastos públicos no terreno de Guaratiba, apenas na infraestrutura do entorno. Paes ainda questionou a informação de que o Exército já havia alertado há alguns meses sobre os problemas no terreno de Guaratiba. “Se alguém avisou, não teve força suficiente para fazer valer sua opinião.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário