terça-feira, 23 de julho de 2013

Complexo Logístico: projeto é apresentado ao novo comandante da Marinha na Região



foto: Adilson do SantosUma reunião na manhã desta terça-feira (23), em Barra do Furado, marcou a apresentação do projeto do Complexo Logístico, ao novo delegado da Marinha do Brasil na região, capitão Flammarion, que assume a Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé, a partir de 1º de agosto.

Além dele, estiveram presentes o atual delegado, capitão Galhardo e outros representantes da Marinha, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo de Quissamã, Carla Cabral; o secretário de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica de Campos, Marcelo Neves; representantes do Consórcio Terra e Mar e empresários que, após a reunião, visitaram o canteiro da obra de construção do pier do sistema "sand by-pass" que está em ritmo acelerado.

Na ocasião, a secretária Carla Cabral destacou a importância da participação da Marinha. “A presença da Marinha do Brasil em todas as etapas do projeto demonstra a transparência e o rigor no acompanhamento das normas do empreendimento”, ressaltou.

Durante a explanação sobre o projeto, o atual delegado pontuou a parceria entre as duas prefeituras. “A vantagem do empreendimento é o apoio das duas prefeituras, já que o interesse é público e não somente dos empresários, e é por isso que elas (as prefeituras) precisam se empenhar agora para a formação e qualificação de mão-de-obra para as oportunidades futuras de inserção no mercado de trabalho local”, ponderou capitão Galhardo.

Em Quissamã, essa preocupação já existe. Recentemente, por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Marinha do Brasil, 28 pessoas foram diplomadas após a conclusão do Curso de Formação de Aquaviários (marinheiros auxiliares de convés e máquinas), que envolveu 350 inscritos.

Hoje, são gerados cerca de 80 empregos. A expectativa é de que, com a conclusão do "by-pass", a geração de empregos diretos aumente para 200 em 2014, 1.300 em 2015, 2.000 em 2017 e chegue ao ápice de 8.000 em 2020. A ideia é de que o Complexo Logístico Farol/Barra do Furado represente a criação de um novo polo de desenvolvimento para todo o estado do Rio, uma vez que o projeto irá fomentar a demanda de serviços e indústrias, especialmente na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário