quarta-feira, 17 de julho de 2013

Nesta quinta feira o Patrimônio Histórico faz lançamentos de livros sobre Macaé



Um belíssimo acontecimento cultural vai acontecer nesta quinta feira em Macaé. Com o objetivo de resgatar imagens que retratam a história do município, a Vice Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico lança, nesta quinta-feira (18), às 18h, no Solar dos Mellos - Museu da Cidade, os livros “Imagens do Século” e “Relatos e Personagens da História de Macaé”. O evento faz parte da programação das comemorações dos 200 anos da criação da Vila de Macaé.

A obra “Imagens do Século” contém 107 fotografias que marcaram o cotidiano macaense de 29 de julho de 1913, quando Macaé completou um século de criação da vila, aos dias de hoje. O livro é resultado do trabalho minucioso da Fundação Macaé de Cultura, através da Vice Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, com o material fotográfico disponível no Solar dos Mellos e dos arquivos de fotógrafos profissionais e coleções particulares que guardam parte importante de imagens do município.

Segundo a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, Gisele Muniz, o trabalho teve início, em janeiro de 2013, quando colecionadores e fotógrafos foram convidados para que disponibilizassem as imagens de relevância histórica e documental para Macaé. Com isso, muitas imagens raras e de extrema beleza e interesse histórico chegaram até a equipe de pesquisadores do solar e somadas ao rico acervo do Solar dos Mellos serviram de base para o livro “Macaé Imagens do Século”.

O livro foi prefaciado pelo prefeito Dr. Aluízio, com apresentação do jornalista macaense Carlos Marchi e ilustrações de Rômulo Jacques, do Bigode Coletivo Criativo. A obra está dividida em décadas, começando na década de 10 do século XX e vem até os dias atuais. São 76 fotos até a década de 90 e 31 fotos contemplando o século XXI. O trabalho busca revelar Macaé para o macaense e também para quem chega aqui e não tem ideia da trajetória histórica do município.

Já “Relatos e Personagens da História de Macaé” visa proporcionar ao leitor um trabalho literário composto por fragmentos de documentos manuscritos e textos impressos de viajantes coevos memorialistas, cronistas dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e XX. O desafio é também oferecer uma obra que destaque vários traços da vida, demografia, geografia, economia, cultura da sociedade macaense em diferentes tempos históricos.

“Relatos e Personagens na História de Macaé” é o resultado de um esforço conjunto de uma equipe que objetiva divulgar os acervos documental e bibliográfico que integram o patrimônio do Solar dos Mellos, que respeitou a grafia original e nos relatos retirados dos textos impressos optou por atualizar a grafia, aplicando o atual acordo ortográfico. O procedimento foi proposital para que o livro também possa ser utilizado como instrumento de pesquisa por professores, dentre estes os da Língua Portuguesa, e alunos pesquisadores com o propósito de realizar um trabalho interdisciplinar no espaço escolar.

A obra, com ilustrações do artista plástico Marcelo Vitiello, reúne narrativas em três momentos distintos: período Colonial, Imperial e Republicano. Na Macaé Colonial, as narrativas retratam o processo de ocupação, povoamento, o aldeamento dos índios Guarulhos, a constituição e os desmembramentos das freguesias da área que posteriormente foi denominada como Macaé. No período da Macaé Imperial, o foco principal foi abordar a passagem do território macaense da condição de freguesia à situação de vila e a sua elevação à cidade de Macaé. Na Macaé Republicana, foi apresentar a cidade, o município e as transformações vividas ao longo do século XX. 
Prefeito Dr. Aluizio
Marcelo Vitiello

Gisele Muniz
Rubinho Pereira

Jornalista Carlos Marchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário